Uma de cada quatro crianças em idade escolar sofre distúrbios crônicos do sono, que provocam a perda de memória e afetam o processo de aprendizagem, indicou um estudo realizado por uma universidade australiana.“As crianças que sofrem regularmente distúrbios no sono têm menor capacidade para prestar atenção, problemas de comportamento, sofrem dores de cabeça, são mais agressivas ou introvertidas e vão pior na escola”, afirmou Sarah Blunden, a pesquisadora que coordenou os estudos.

Testes realizados pelo Centro para o Sono da Universidade do Sul da Austrália em Adelaide demonstraram que as crianças que roncam sofrem perdas de memória, o que afeta seu desempenho escolar e sua capacidade de aprendizagem.

Blunden e sua equipe entrevistaram 700 pessoas entre pais, professores, crianças e adolescentes de até 16 anos com o fim de determinar o predomínio dos distúrbios do sono como pesadelos, ronco e sonambulismo.

“As crianças que roncam registraram os níveis mais baixos de rendimento em aspectos como atenção e memória”, disse Blunden.

continua após a publicidade

continua após a publicidade