O especialista está fazendo exames gratuitos.

Cerca de 80% da população mundial têm ou vão ter problemas relacionados à coluna. A informação é do especialista em quiropatia, Flávio Calixto, que esteve ontem no Pollo Shopping Alto da XV, realizando de forma gratuita exames de coluna. Segundo ele, muitas pessoas não sabem que têm o problema até que ele se manifeste de forma aguda. Hoje e amanhã quem passar pelo local também vai poder se consultar.

Calixto explica que a quiropatia é uma ciência que estuda disfunções relacionadas à coluna e traz a cura através da manipulação com as mãos em pontos estratégicos do corpo. Os exames realizados ontem avaliaram o funcionamento biomecânico e neurológico dos pacientes. O processo envolve a medição do comprimento das pernas, nivelamento de ombros e funcionamento das articulações, inclusive a medida do peso em duas balanças, simultaneamente, para avaliar a distribuição da massa corporal, verificando se está distribuída de forma simétrica.

Roberto Nascimento, 36 anos, resolveu se consultar porque sentia dores nas costas. No exame foi verificado que existia uma diferença de 1 centímetro na altura dos ombros, 1 cm na bacia e 1,5 cm nas pernas. Segundo o especialista só o problema na bacia já é capaz de provocar uma hérnia de disco. Para deslocar a bacia, basta uma queda. E muitos só percebem quando o problema está avançado. A vida sedentária também é um dos fatores.

De acordo com o especialista, outras doenças não relacionadas diretamente com a coluna também podem aparecer, como alergias, má digestão, enxaquecas e bronquite. Nascimento explica que todas as funções do corpo recebem ordens do sistema cerebral através da coluna. Algum problema nesta parte faz com que as informações não cheguem de modo adequado aos órgãos.