Prêmio Saúde! – Paraná tem dois finalistas

premiosaude02260907.jpgDentre os 21 projetos finalistas selecionados dentre os 630 inscritos na segunda edição do Prêmio Saúde!, organizado pela Editora Abril, dois são de médicos paranaenses: O cardiologista Luiz Fernando Kubrusly e o oncologista José Clemente Linhares. Os trabalhos selecionados tiveram a votação pela internet encerrada no dia 23 de setembro e, agora, um júri técnico (formado exclusivamente por profissionais da saúde) avaliará cada um deles. Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de outubro. Abaixo, um resumo dos projetos paranaenses.

Coração brasileiro

premiosaude01260907.jpgCerca de 6 milhões de brasileiros sofrem de insuficiência cardíaca. Muitos morrem na fila do transplante. Outros se vão porque não tem acesso a um coração artificial, dispositivo que os faria suportar a espera de um doador. Há dez anos o cardiologista Luiz Fernando Kubrusly, do Instituto do Coração de Curitiba, trabalha no desenvolvimento de um coração artificial totalmente implantável e com custo compatível com o Sistema Único de saúde (SUS). Feito de titânio, medindo 6,3 cm por 3 cm, o K-pump permite que o paciente se desloque em vez de permanecer preso ao leito. ?Os primeiros resultados foram muito promissores e, no fim do ano, devemos começar mais testes em humanos?, conta, animado, o criador do projeto.

Tabagismo no palco

O dado é assustador: em Curitiba, quase 80% dos estudantes na faixa dos 11 aos 15 anos já experimentaram cigarro. O número levou o oncologista José Clemente Linhares, do Instituto de Oncologia do Paraná, a idealizar, com uma equipe multidisciplinar, uma peça de teatro para conscientizar os jovens sobre os males provocados pelo tabaco. A encenação, claro, abre espaço para discutir o tema em escolas públicas e particulares, além de outras instituições. Mais de 15 mil adolescentes curitibanos já assistiram ao espetáculo. ?A receptividade é enorme e os relatos mostram que transmitimos nossa mensagem?, comemora o autor.

Fonte: Editora Abril

Voltar ao topo