Postura errada das donas-de-casa pode causar tendinite e ler

Donas-de-casa sofrem. Literalmente. Atividades domésticas do cotidiano das mulheres podem prejudicá-las e causar lesões. Até mesmo aquelas mulheres que só viram donas-de-casa nos fins de semana podem sofrer dores nas costas, nos ombros, nas pernas e braços. Esses problemas podem resultar em doenças como tendinite, artrose, lombalgia ou até mesmo lesões de esforço repetitivo (LER). “Há muita procura no consultório de mulheres que acabam tendo um problema mais grave por causa da postura errada na hora de arrumar a casa”, explica Pérola Grinberg Plapler, fisiatra responsável pelo Grupo de Reabilitação em Osteoporose do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (São Paulo).

Até a forma de carregar produtos pesados no supermercado, como um galão de água, pode prejudicar a coluna. Segundo a médica, esse movimento requer uma rotação do tronco que se não for feita adequadamente, pode machucar a coluna. Passar roupa, lavar louça ou até preparar a comida (ações que requerem muito tempo em pé) precisam de certos cuidados para não causarem dor. “O ideal é usar um banquinho e ficar com um pé no chão e outro no banco. E ir trocando freqüentemente”, informa Plapler.
Mesmo as pessoas que passam a semana trabalhando e que só se dedicam a limpar a casa nos fins de semana podem acabar sentindo dores. É comum elas sentirem mais dores do que as que passam a semana limpando a casa. Isso porque estão pouco acostumadas a fazer esses movimentos, como o de se esticar para pegar algo muito alto, por exemplo, enquanto limpa uma estante ou arruma o guarda-roupa. Para evitar a dor, o ideal é que a pessoa pratique algum exercício. Para aliviar a dor, Plapler recomenda fisioterapia e medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios de última geração.

Para falar sobre a postura das donas-de-casa e suas conseqüências indicamos a Dra. Pérola Grinberg Plapler, fisiatra responsável pelo Grupo de Reabilitação em Osteoporose do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (SP).

Voltar ao topo