A Associação Londrina Parkinson realiza hoje, às 16h, a primeira reunião do ano. No encontro será demonstrada aos portadores da doença uma nova técnica de fisioterapia respiratória, que pode ampliar a qualidade de vida desses pacientes. Alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vão apresentar a técnica aos participantes da reunião. O objetivo é testar a terapia num grupo, que será formado por membros da associação.

Segundo Carlos Alberto Delchiaro, presidente do órgão, atualmente não existe terapia voltada especificamente ao paciente do Parkinson que, com o desenvolvimento da doença, sofre a redução da capacidade respiratória. “Não há remédio para isso. É preciso fazer fisioterapia”, explicou. A associação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal do Idoso, espera que trinta portadores do mal de Parkinson compareçam à reunião.

Após a palestra, os alunos vão organizar um grupo para testar a eficácia do novo procedimento. Duas vezes por semana na UEL, a fisioterapia será aplicada no grupo, com o objetivo de ampliar a capacidade respiratória dos portadores da doença.

O mal de Parkinson é uma doença do sistema nervoso que acarreta deficiência no controle dos movimentos, tremor, rigidez, alterações da postura e do equilíbrio. De acordo com a associação, a doença afeta atualmente cerca de 200 a cada 100 mil pessoas. Desse total, 2% estão acima de 65 anos. No Brasil, há aproximadamente 120 mil parkinsonianos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade