Pele merece cuidados especiais com o frio

Você acha que três minutos são suficientes para tomar um banho? Apesar de parecer pouco, esse é o tempo indicado para os dias mais frios. É o que garante o professor do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jesus Rodrigues Santa Maria. Ele afirma que os banhos quentes e demorados e a falta de hidratação da pele podem provocar diversas doenças.

“Com as baixas temperaturas, o que se observa é o ressecamento da pele, porque há uma diminuição da atividade das glândulas sudoríparas”, explica o médico. Essa falta de hidratação pode ser responsável por problemas como o eczema asteatósico. A doença é caracterizada pela mudança de cor da pele, que fica avermelhada, principalmente nas extremidades, e com o aspecto de rachaduras, sendo comum aparecer coceiras.

Outra doença identificada é a perniose, que acomete pessoas alérgicas ao frio. Ela é caracterizada pelo vermelhidão nas extremidades, como pés e mãos, podendo provocar coceira e inchaço. Também é comum nos períodos mais frios o aparecimento de dermatites.

Cuidados

O dermatologista Jesus Santa Maria aconselha que o ideal é preparar a pele para o inverno, ou seja, hidratá-la durante o ano para prevenir as chamadas “doenças de inverno”. Os banhos não podem ser demorados e o indicado é não esfregar o sabonete ou a esponja pelo corpo. Santa Maria diz ainda que quem mora em regiões mais frias pode reduzir o número de banhos. “Não estou dizendo para as pessoas não tomarem banho, apenas que no inverno não há necessidade de se tomar dois ou mais banhos por dia”, diz.

Voltar ao topo