Paraná quer imunizar 900 mil crianças contra pólio

Começa hoje mais uma campanha de vacinação. Além do combate poliomielite (paralisia infantil), as crianças vão ser vacinadas contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta do governo do Estado é imunizar 900 mil crianças menores de cinco anos contra a pólio e 735 mil com mais de 12 meses contra as outras doenças. A campanha vai até o dia 3 de setembro.

Hoje, em todo o Estado vão estar funcionando 4,3 mil postos de vacinação. Em Curitiba, além das 105 unidades de saúde, estarão a disposição da população mais 95 locais, entre eles supermercados, escolas, creches e shoppings. “Nessa campanha diminuímos o número de opções porque a aplicação da vacina tríplice viral (VTV), que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, é aplicada por meio de injeção e não é em qualquer lugar que pode ser aplicada”, explica a coordenadora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Luhm. A população pode verificar os locais pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura.

Em Curitiba a meta é vacinar 136 mil crianças contra a pólio e 110 mil com a tríplice viral, atingindo pelo menos 95% da população nessa faixa etária. Desde 1985, nenhum caso de paralisia infantil é registrado na capital – no Brasil desde 1989. No entanto, ela ainda está presente em vários países. Karin explica que, quando se promovem campanhas como essa, é como se estivesse vacinando o próprio meio ambiente. “Os vírus da vacina se multiplicam no intestino das crianças e são despejados no meio ambiente. Eles impedem que os vírus selvagens consigam atuar”, fala.

Entre as outras doenças que estão sendo combatidas, a que mais preocupa é o sarampo. Ele debilita o organismo e pode levar ao surgimento de uma pneumonia e à morte. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, conjuntivite, tosse e coriza. Graças às campanhas de vacinação, desde 1998 não surgiram casos em Curitiba e desde 2000 no Brasil. “Alguns hospitais pediátricos possuíam até alas inteiras só para tratar o problema”, fala.

Mesmo as crianças que já tomaram a vacina contra pólio na primeira etapa da campanha deste ano devem ser vacinadas. A vacinação começa às 8h e termina às 17h.

Voltar ao topo