Osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela densidade diminuída do ossos normalmente mineralizado. Como o nome indica, o osso torna-se anormalmente poroso e fino. A massa óssea reduzida enfraquece a força mecânica do osso, tornando-o assim, muito mais fácil de quebrar, freqüentemente com pequeno ou nenhum trauma.

As causas principais são:

– desuso (repouso prolongado no leito, inatividade geral), imobilização por paralisia, paraplegia, hemiplegia, tetraplegia, doença neurológica motora);

– alimentação: dieta com deficiência de cálcio, proteínas, vitamina C e D, anorexia nervosa;

– tóxicos: álcool e fumo;

– doenças crônicas: artrite reumatóide, cirrose;

– na mulher: pós-menopausa,

– no homem: deficiência de testosterona relacionada a idade.

As conseqüências são entre elas: fraturas dolorosas, perda de mobilidade, perda da independência, podendo inclusive levar à óbito.

Embora a mulher na menopausa e pós-menopausa seja freqüentemente vista como paciente típica de osteoporose, homens e mulheres podem ser afetados por essa condição, principalmente com mais de 40 anos.

Em muitos casos, a osteoporose pode ser prevenida ou minimizada. Porém, o desafio maior é assegurar que estes pacientes mudem seu estilo de vida para melhor manter a massa óssea.

Prevenção:

– dieta balanceada com leite e suplementos orientado por nutricionistas ou médicos;

– luz solar para estimular a formação de vitamina D,

– atividade física: caminhadas, hidroginástica ou esportes leves.

A fisioterapia também ajuda na prevenção, preparando um programa de condicionamento físico específico.

O programa geralmente recomendado a todos os adultos é um conjunto de treinamento suave com pesos para aumentar o tônus muscular e a massa óssea, treinamento postural, treinamento de equilíbrio, coordenação e marcha. Estes exercícios podem ajudar a melhorar o reequilíbrio muscular e assim proporcionar melhor proteção durante as quedas.

Se você não gosta de fazer exercícios, então pelo menos faça uma caminhada de 30 minutos por dia ao ar livre. Além de realizar uma atividade física você estará recebendo a luz do sol!

Lembre-se sempre: a osteoporose pode ser prevenida!

Eveliz Lobo Franco

é fisioterapeuta.

Voltar ao topo