maissaude3.jpgAdultos e adolescentes que desejam corrigir dentes desalinhados, mas têm vergonha de usar aqueles aparelhos fixos, conhecidos como brackt, que deixam um aspecto metálico nos dentes, podem contar com uma opção que vem conquistando um público cada vez maior. É um aparelho móvel e invisível que consegue corrigir a arcada dentária com maior discrição.

O odontólogo Rubens Sautchuk Júnior, que possui mestrado em ortodontia, diz que o tratamento pelo Invisalign System, como o método é conhecido, além de ser bastante procurado pelo seu aspecto estético, consegue diminuir em até 6 meses o período de tratamento. Todo o material que faz parte do método é confeccionado nos Estados Unidos, conforme um planejamento prévio definido pelo especialista brasileiro. O sistema funciona como um pacote pronto. ?O paciente passa por uma série de radiografias e exames, e o seu prontuário é enviado para os especialistas americanos?, explica Sautchuk.

Assim, feito sob medida, utilizando técnicas de computação gráfica em três dimensões, o aparelho chega dos Estados Unidos com toda seqüência de tratamento que deve ser observada pelo paciente, até se obter o resultado desejado. No pacote já estão incluídos uma série de alinhadores que deverão ser trocados a cada duas ou três semanas, com nova pressão. ?Tudo conforme um cronograma preestabelecido?, ressalta o ortodontista.

Preço ainda salgado

Para o ortodontista Gastão Moura Neto, a vantagem do método é o fato de ser móvel. ?É interessante para quem vive da imagem, por exemplo, e não pode colocar um aparelho fixo. Além disso, é mais discreto?, diz. Mas há uma desvantagem: o tratamento com o Invisalign sai quatro vezes mais caro do que com o aparelho comum. Os preços variam de 2 mil a 4 mil dólares.

O sistema não é novo, vem sendo testado desde 1977, mas de alguns anos para cá ganhou um novo impulso. Sautchuk esclarece que esse método não pode ser indicado para todas as pessoas. ?Para alguns casos específicos eles não são recomendados, como para pacientes que possuem uma mordida muito aberta ou naqueles com problemas nos ossos?, observa.   

Além dos benefícios estéticos, o Invisalign proporciona mais conforto e higiene que os aparelhos tradicionais, por não conter fios metálicos e ser removível. Enquanto para crianças e pré-adolescentes tem-se recorrido cada vez mais aos aparelhos em acrílico colorido, inclusive com adesivos de times e personagens infantis, os pacientes mais discretos ou que precisam preservar a imagem contam com várias opções, além desse método. ?Entre elas, os aparelhos feitos em cerâmica (porcelana) ou policarbonato?, completa o ortodontista.