Você já ouviu falar em bruxismo? Apesar de parecer algo relacionado com bruxaria, no vocabulário odontológico significa ranger os dentes. O termo é derivado do francês ?la bruxomanie?, utilizado para identificar um problema dentário desencadeado pelo movimento anormal da mandíbula. Na realidade, um ato involuntário que ocorre principalmente causado pelo estresse. O alvo preferencial do distúrbio são aquelas pessoas que possuem dificuldades em lidar com as emoções negativas e tensas durante o dia e, ao adormecerem, inconscientemente, liberam essas tensões que ficaram guardadas, rangendo os dentes.

continua após a publicidade

C.R. Barreto, representante comercial de 27 anos, há vários anos sentia dores no rosto, principalmente na altura do maxilar. Já acordava cansado e a sonolência permanecia durante todo o dia. Esses desconfortos só cessaram quando consultou um dentista que diagnosticou o bruxismo e iniciou um tratamento. A cirurgiã-dentista Iara Hamaoka detectou o problema pelo padrão de desgaste dos seus dentes, relatos de dores de cabeça e músculos da mandíbula cansados ao acordar. A especialista recomendou a colocação de um aparelho específico noturno que deu proteção aos dentes e alívio da dor.

Placa interoclusal

Normalmente o ruído é tão forte, em intervalos intermitentes, que se assemelham com o barulho do atrito de duas pedras de granito. Somente alguns casos são diagnosticados precocemente, pois a pessoa portadora desse hábito não sabe o barulho que faz e continua dormindo tranqüilamente. ?Em compensação, a companheira ou companheiro que dorme junto é quem sofre ainda mais, mas, quase sempre, dá o alarme tardiamente, quando desgaste do dente e a queda na qualidade de vida do paciente já estão em fase adiantada?, comenta a especialista.

Em paralelo ao uso das placas interoclusais, que reduzem a atividade dos músculos durante a noite logo após a sua inserção e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito, será imprescindível que o paciente faça uma reavaliação do seu modo de vida, buscando alternativas para aliviar suas tensões com o auxílio de outras terapias ou, até mesmo, buscando uma outra forma de encarar as dificuldades do dia-a-dia.

continua após a publicidade

De acordo com Iara Hamaoka, os problemas emocionais e o estresse vêm atingindo grande parte da população nas últimas décadas. As mudanças do estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais complicado trazem um tipo especial de angústia, onde as pessoas se sentem desprotegidas. ?Assim, seu mecanismo de defesa natural passa a não responder de forma competente, aumentando a possibilidade de sofrer distúrbios, como o bruxismo?, considera.

C.B., uma balconista de 24 anos, conta que começou a perceber algo de errado ao ouvir alguns estalos na região próxima ao ouvido e começou a notar que isso se passava depois de um dia muito agitado. ?Cheguei a passar até por sessões com fonoaudiólogas, mas só me curei com a ajuda de um dentista?, completa.

BOX

Novidades da tecnologia radiológica

continua após a publicidade

Acaba de ser instalado em Curitiba o NewTom 3G. Trata-se de um moderno equipamento de tomografia computadorizada de feixe cônico aplicado à odontologia. Importado da Itália, o equipamento é o mais usado na Europa e nos Estados Unidos devido à alta precisão e qualidade de seus exames. O equipamento serve a todas as áreas da odontologia, cuja abrangência atende a implantodontia, endodontia, cirurgias, periodontia, ortodontia, odontopediatria, ortopedia facial, entre outras.

Sua principal vantagem é o tempo de duração do exame (um pouco mais de 1 minuto), realizado com baixas doses de radiação. O tempo de exposição do paciente durante a aquisição das imagens é de apenas 5 segundos, o que é bem menor, se comparado aos tomógrafos disponíveis atualmente. Outros benefícios do exame são a precisão e a alta qualidade das imagens produzidas, imprescindíveis para um diagnóstico seguro.

OLHO: Estudos comprovam que o bruxismo é uma das desordens funcionais dentárias mais prevalentes, destrutivas e complexas existentes.