Porém, a mais comum é a causa tensional, definida como uma dor ou sensação de aperto, pressão ou contrição, muito variável em intensidade, freqüência e duração. Quando perguntado, o paciente refere-se a ela como a dor que nunca some e que ocorre todos os dias. A dor de cabeça tensional afeta a cabeça toda – não só um dos lados, como na enxaqueca – e, na forma crônica, ela está presente desde o despertar e dura o dia todo.
Muitas vezes o seu diagnóstico se confunde com outras patologias por apresentar sintomas muito semelhantes, como náuseas, enjôo, vômitos e tonturas. Com efeito, muitas vezes, é tratada de forma errada, à base de analgésicos comuns, outras até controlada e prevenida com o uso de vasodilatadores (medicamentos que aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, para melhorar a circulação) e, mesmo, antidepressivos.
Para esse tipo de dor, o melhor tratamento é a associação do tratamento clínico com relaxantes musculares e antiinflamatórios. Também a acupuntura (que tem ótima resposta nesses casos) e a fisioterapia, que atualmente vem ganhando espaço por apresentar um excelente resultado, oferecendo aos pacientes técnicas capazes de aliviar a dor de cabeça, em apenas uma sessão. Entre as mais utilizadas, está a pompage cervical – técnica aplicada normalmente durante a crise, que ajuda a relaxar. É um tratamento local e direto, realizado manualmente pelo fisioterapeuta. Outra técnica que vem ganhando cada vez mais espaço é a reeducação postural global (RPG), que atua refazendo o equilíbrio muscular, evitando que a dor permaneça e se repita.
Aline Marie, fisioterapeuta, especialista em Reeducação Postural Global (RPG).