Novo remédio contra a Aids

Um novo medicamento que duplica a efetividade dos remédios atuais para os aidéticos com resistência à medicação foi apresentado na XVI Conferência Internacional da Aids de Barcelona, concluída em 12 de julho último, pelo pesquisador espanhol Bonaventura Clotet e o americano Jacob Lalezari. “O novo medicamento, o T-20, que estará no mercado até o fim deste ano, dobra a possibilidade de ter cargas virais imperceptíveis, ao atacar o vírus antes que este entre na célula e comece a se reproduzir”, explicam os pesquisadores.

“Esta nova família de remédios anti-retrovirais, chamados inibidores de fusão, representa o segundo marco histórico depois do AZT, o primeiro tratamento anti-retroviral, que começou em 1986”, frisa Lalezari, diretor do Quest Clinical Research dos Estados Unidos. O T-20 deverá injetar-se duas vezes ao dia, associado aos remédios atuais.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) comprometeu-se em Barcelona a oferecer tratamentos anti-retrovirais para 50% dos infectados com

HIV antes de 2005″, frisa o diretor do departamento de Aids da OMS, Bernhard Schwartldander.

Atualmente, apenas 5% dos 40 milhões de aidéticos no mundo têm acesso à medicação. “Se os países ricos não ajudarem, em 2010 haverá 45 milhões de novos infectados pelo HIV”, informa Schwartldander. (ANSA)

Voltar ao topo