Nova fórmula promete combater a leucemia

Um artigo recente, publicado na última edição da revista Journal Cancer Research, revela que um grupo de cientistas irlandeses e italianos descobriu uma nova fórmula para combater a leucemia. A novidade chega como uma boa notícia para quem apresenta resistência a outros tipos de tratamentos, como o uso de remédios que bloqueiam a proteína anormal presente nas células infectadas.

O estudo, resultado de uma parceria entre cientistas do Trinity College Dublin (TCD) e a Universidade de Siena, denominou a nova droga como PBOX-15, que ataca e destrói a estrutura das células cancerígenas da leucemia. Segundo o professor do TCD, Mark Lawlor, agora as pesquisas estão voltadas aos possíveis efeitos colaterais do medicamento e, por conta da fase experimental, o uso do tratamento deve demorar entre três e cinco anos para ser liberado no exterior.

Os cientistas testaram o tratamento no tipo Leucemia Linfática Crônica (LLC) e o PBOX-15 mostrou-se mais eficaz que medicamentos como a fludarabina, utilizada em quimioterapia contra o câncer.