O diabetes é uma das doenças que mais cresce no mundo. Atualmente, a estimativa é de que existam no planeta cerca de 70 milhões de pessoas com o problema diagnosticado. Até 2030, a previsão é de que esse número aumente para 200 milhões. No futuro, uma das soluções para controle da enfermidade em pessoas não obesas pode ser a cirurgia metabólica.
A eficiência do procedimento vem sendo testada por especialistas do Estado de São Paulo. Um deles é o cirurgião do aparelho digestivo Ricardo Cohen, que ontem falou sobre o assunto durante o IX Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Curitiba.
Segundo Ricardo, a cirurgia metabólica é baseada na cirurgia bariátrica. Ela consiste no desvio do duodeno (primeira parte do intestino) para liberação de substâncias que permitam uma maior qualidade na produção de insulina. Com isso, começa a haver maior controle do diabetes, caracterizado pela dificuldade de metabolização do açúcar. ?A cirurgia metabólica em pacientes diabéticos não obesos começou a ser testada há dois anos, sendo que setenta pessoas já foram operadas. Até agora, estamos conseguindo bons resultados. Porém, temos que esperar mais um ou dois anos para ver se os resultados serão persistentes?, explica Ricardo.
O Brasil é o primeiro país do mundo a realizar os testes. Entretanto, baseados no que está sendo feito aqui, trabalhos semelhantes começam a ser desenvolvidos em outros países da América Latina, nos Estados Unidos e na Itália. ?O controle do diabetes também significa redução da mortalidade por problemas cardiovasculares?, finaliza o cirurgião.


