Com a chegada do frio, o número de doadores de sangue cai até 50% no Hemepar. Somente em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar, necessita aproximadamente de 150 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais. Em todo o Estado são necessários cerca de 13 mil doadores por mês para atender 370 hospitais. A queda nas doações ocorre, principalmente, por causa das baixas temperaturas, viagens de férias e as doenças típicas de inverno.

Segundo o diretor do Hemepar, José Lúcio dos Santos, a doação é fundamental para salvar vidas, já que o sangue é insubstituível. ?A doação de sangue precisa ser feita todos os dias com bastante regularidade. Não podemos prever quando uma pessoa irá precisar de sangue. Por isso, é muito importante que haja solidariedade e que as pessoas se dirijam até os locais de doação para doar e suprir a demanda?, afirmou.

O Hemepar também conta com uma unidade móvel para coletar sangue em empresas conveniadas, comunidades e em eventos com o objetivo de facilitar o acesso da população a um local para doação. ?A unidade móvel é uma alternativa para que aquelas pessoas que não possam ir até o Hemepar possam doar sangue e ajudar a salvar vidas?, lembra Lúcio dos Santos.

Doação – A doação de sangue é rápida e fácil, mas para se tornar um doador é necessário seguir alguns critérios, como ter de 18 a 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Para doar também é importante dormir seis horas na noite anterior e alimentar-se evitando comidas gordurosas. O doador não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade.

É importante saber que não é permitido doar sangue quem ingeriu bebida alcoólica há menos de 12 horas, teve hepatite após os 10 anos de idade, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, teve gripe ou febre nos últimos 7 dias e tenha comportamento de risco em relação a AIDS. Os homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

O Hemepar está situado na Travessa João Prosdócimo, 145 no Alto da XV. Telefone: 3281-4000. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h e sábado das 8h às 17 h. Para obter mais informações sobre os locais de doação o Hemepar disponibiliza o telefone: 0800-6454555.