As mulheres que começaram a fumar muito cedo correm mais risco de contrair câncer de mama, alertou um estudo da British Columbia Cancer Agency. A pesquisa, realizada com mais de duas mil mulheres entre 15 e 45 anos, constatou que as jovens que começaram a fumar nos cinco anos que precedem o ciclo menstrual apresentaram uma taxa de risco de 70% de sofrer de câncer mamário.

continua após a publicidade

Em artigo publicado na revista científica “Lancet”, um dos autores do estudo, Pierre Band, afirma que “é muito importante ensinar às adolescentes que fumar nessa idade pode ter conseqüências fatais, pois os tecidos mamários em desenvolvimento são muito sensíveis aos efeitos cancerígenos do tabaco”.

“As adolescentes que começaram a fumar antes de seu primeiro ciclo menstrual apresentam 70% de risco de contraírem câncer de mama quando chegam à idade adulta”, advertiu o médico. Em comparação, uma em cada nove mulheres britânicas tem forte possibilidade de contrair câncer mamário ao se tornar adulta, assinalou Band.

Apesar das revelações do estudo, Lesley Walker, especialista do Centro de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, destacou que a análise deve ser mais aprofundada. “É uma pesquisa muito detalhada, mas não levou em consideração os subgrupos de mulheres que tiveram o primeiro filho na adolescência ou as que fumaram apenas por algum tempo”, comentou.

continua após a publicidade