Mulheres brasileiras vivem em média até 75 anos

A Organização Mundial da Saúde lançou nesta sexta-feira (18) um estudo sobre as expectativas de vida em todo mundo. Longe dos melhores resultados para os gêneros masculino e feminino, o Brasil registrou uma média de expectativa de vida de 75 anos para as mulheres e de 68 anos para os homens.

A República de San Marino, encravada no noroeste da Itália, obteve o melhor resultado para o gênero masculino. A expectativa de vida de um homem no país é de 80 anos. Já para as mulheres, o Japão obteve a liderança, com uma expectativa de vida de 86 anos.

Depois de San Marino, os homens vivem mais, até os 79 anos, na Austrália, Islândia, Japão, Suécia e Suíça; vindo a seguir Canadá, Israel, Itália, Mônaco e Cingapura, com 78. Os EUA estão empatados com Cuba e alguns outros países no 33º lugar, com 75 anos. As mulheres vivem em média até os 85 anos em Mônaco, e até os 84 em Andorra, Austrália, França, Itália, San Marino, Espanha e Suíça.

Já a Serra Leoa registrou a menor expectativa de vida para o sexo masculino, 37 anos – o mesmo que para meninas em Suazilândia, a última na lista feminina, segundo o estudo da OMS baseado em dados de 2005, os últimos disponíveis.

Voltar ao topo