Mente causa reações semelhantes a doenças no corpo

A palavra ‘psicossomático’ significa que algo atinge seu corpo produzindo sintomas cuja causa é originada em processos mentais de pensamentos e sentimentos. ‘Psico’ significa ‘mente’, enquanto que ‘somático’ vem de ‘soma’ que significa ‘corpo’.

Conflitos mentais podem desencadear ou agravar sintomas ou doenças como dor nas costas, dor muscular, dor de cabeça, certas doenças de pele, dor nas articulações, colite ulcerativa, infecções freqüentes, e tantas outras enfermidades e sintomas. Dr. Herbert Benson, professor de Medicina da Universidade de Harvard, em seu livro ‘Timeless Medicine’ (no Brasil com o título ‘Medicina Espiritual’), apresenta vários trabalhos científicos nos quais se verificou que pacientes com queixas físicas apresentavam estresses sociais e emocionais como causa. Num exemplo, ele cita Dr. Kurt Kroenke, do Uniformed Services University of Health Sciences, Bethesda, Maryland e o Dr. David Mangelsdorff, do Fort Sam Houston, Brooke Army Medical Center, Texas, que examinaram 567 pacientes com queixas físicas somente. O resultado deste estudo foi que em 74% dos 567 pacientes não se identificou nenhuma causa orgânica ou física para seus sintomas. Vários exames revelaram que somente 16% tinham causa orgânica relacionada com as queixas.

Como saber se seus sintomas têm origem no corpo ou na mente? Que caminhos tomar para adquirir saúde? Veja alguns passos:

1) Faça um exame médico com clínico geral dando preferência ao profissional que tem a visão do paciente como um todo, com as dimensões física, mental e espiritual.

2) Se após o exame físico e de laboratório não houver causa física conhecida que explique seus sintomas, submeta-se a uma avaliação com psicólogo clínico ou psiquiatra. Psiquiatras são médicos especializado em desordens mentais em geral, e não um ‘médico de loucos’. Desordens psicossomáticas, por exemplo, são tratadas por eles e podem ser tratadas por outros médicos desde que, claro, tenham treinamento nisto.

3) Antes de tudo, se seus sintomas não são emergenciais ou graves, modifique seu estilo de vida e verifique o que ocorrerá dentro de um a três meses. Modificações no estilo de vida incluem: eliminar cafeína (bebidas ‘cola’, café, guaraná, chá verde, chá preto); deixar de ingeir bebidas alcoólicas, adotar alimentação vegetariana, praticar exercícios físicos diários (caminhadas diárias de 30 minutos pelo menos); beber água pura entre as refeições, que devem ser duas por dia (desjejum e almoço), e um lanche leve, se preciso, pelo menos três horas antes de dormir à noite; não tomar líquidos durante as refeições; não beliscar entre as refeições; expor-se ao sol 15 minutos diariamente; ir dormir no máximo 10 da noite em ambiente ventilado e escuro; e descansar do trabalho regular um dia por semana. Com tais modificações em sua vida, sua saúde melhorará muito e você poderá não mais necessitar de medicamentos convencionais e sintomas poderão desaparecer.

4) Desordens psicológicas não são fraqueza, falta de fé, caso você tenha vivido ou esteja vivendo importantes situações estressantes.

5) Desordens psicossomáticas são defesas usadas pelo corpo para aliviar a mente.

6) Desordens psicológicas são expressões de sofrimento.

7) Não adoecemos por compartimentos. Somos uma unidade corpo-mente-espiritualidade. Corpo afeta e mente e vice-versa. E há uma luta espiritual nesse mundo.

8) Saúde total tem que ver também com desenvolvimento espiritual. Deus nos convida para nos dar uma mente espiritual que não é dependente de cultura, posição social, riqueza material.

9) Cultive pensamentos positivos.

10) Cultive sentimentos de compaixão, perdão, simpatia, bondade, cooperação (não competição), compreensão.

11) Cultive ações boas para si mesmo e para o próximo. Leia Isaías capítulo 58.