Medicamento reduz reaparecimento de câncer

O letrozole, primeiro de uma nova classe de remédios, reduziu significativamente o reaparecimento do câncer de mama em mulheres mais velhas que já haviam usado o tratamento padrão com o tamoxifeno, relataram pesquisadores nesta quinta-feira.

Em um artigo publicado na revista New England Journal of Medicine, cientistas relataram que a droga, fabricada pelo laboratório suíço Novartis com o nome Femara, reduziu em 43% o risco de reaparecimento de câncer em mulheres na menopausa. Diante dos resultados obtidos antes do fim da pesquisa, o grupo interrompeu o estudo, para dar a todas as voluntárias a chance de ter os benefícios do tratamento. O letrozole pertence a uma classe nova de medicamentos contra o câncer de mama chamada inibidores de aromatase. O laboratório AstraZeneca também tem uma droga da classe, o Arimidex.

O médico Paul Goss, do Hospital Princesa Margaret, em Toronto, e uma equipe de pesquisadores de vários outros centros do Canadá e dos EUA estavam testando o letrozole em mulheres que já haviam completado o tratamento-padrão para muitos casos de câncer de mama: cinco anos de tamoxifeno.

Eles queriam saber se, adicionando uma pílula diária do novo remédio, o risco de retorno do câncer diminuiria. Metade das 5 mil mulheres no estudo tomaram Femara e metade placebo. Depois de dois anos, 207 mulheres haviam voltado a apresentar câncer: 75 das que haviam tomado o remédio e 132 das que usaram placebo.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.