Maçã previne tumor gástrico

Um grupo de pesquisadores afirmou que o consumo de duas maçãs por dia ajuda a prevenir tumores gástricos e tem a capacidade de proteger os danos causados pelo consumo de alguns antiinflamatórios.

Segundo os estudos do grupo de cientistas, do Centro Interuniversitário de Estudo de Alimentos, Nutrição e Aparato Digestivo, de Nápoles, o consumo de maçã da variedade Annurca protege o aparelho gástrico contra o dano provocado por radicais livres de oxigênio ou por remédios antiinflamatórios.

Os resultados da pesquisa serão publicados na revista internacional de gastroenterologia “GUT”. A pesquisa, que durou seis meses e foi coordenada pelo professor Marco Romano, descobriu que o efeito benéfico exercido pelos extratos dessa fruta depende do elevado conteúdo na polpa de compostos antioxidantes, como catequina e ácido clorogênico. A concentração desses compostos, que devem ser consumidos diariamente para se obter um efeito protetor, equivale a duas maçãs Annurca de cerca de 100 gramas.

“O próximo passo poderá ser a experimentação no homem”, disse o professor Romano. O mesmo grupo de pesquisa, que estudou os efeitos protetores na mucosa do estômago da polpa da maçã Annurca, começou uma série de experimentos em animais para verificar a eventual utilidade da polpa da maçã para proteger contra o câncer nessa região do corpo.

“Sabe-se que a produção de radicais livres altera o DNA da célula e, por isso, pode desempenhar importante função no aparecimento do tumor gástrico”, explicou o especialista.

“Começamos um estudo para verificar se, atuando contra os processos inflamatórios e a produção de radicais livres, o consumo dos princípios contidos na maçã Annurca não determine também uma redução do risco de que surja um câncer”, acrescentou Romano.

A maçã Annurca é proveniente da região de Nápoles (sul da Itália) e necessita do clima mediterrâneo. Não é colhida quando está completamente madura, mas quando ainda está verde e tem cor entre o verde e o amarelo. As frutas são depositadas em camadas de palha, onde adquirem a cor vermelha, típica dessa variedade.

Voltar ao topo