Lipoaspiração não faz milagre, alerta médico.

A busca pela imagem perfeita no espelho com as curvas todas no lugar, faz com que as pessoas busquem alternativas e mais alternativas para chegar ao corpo dos sonhos. De ginástica, passando pelas correntes russas e fórmulas para emagrecer, tudo vale para se atingir a meta. Com essa vontade de estampar um “corpo violão” aumentando a cada dia, as cirurgias plásticas também entraram na lista das alternativas.

continua após a publicidade

Entre elas, a que mais fama de milagrosa tem, está a lipoaspiração. Uma técnica que sim, modela o corpo, mas não emagrece. Essa diferença muitas vezes é esquecida quando o paciente chega ao consultório médico. ?A lipoaspiração não vai emagrecer ninguém. Ela é feita para acabar com aquele pneuzinho que incomoda, com a barriguinha saliente, com um culote que causa desconforto. É uma remodelagem do corpo, não um emagrecimento?, explica Dr. Milton Daniel, cirurgião plástico com 27 anos de experiência.

E Dr. Milton diz mais: ?a lipoaspiração não é recomendada para todo mundo?. O cirurgião, que há oito anos atende em Curitiba, faz questão de ressaltar que antes de qualquer coisa, deve ser analisado o biotipo do paciente, para daí então decidir pela lipoaspiração segura. A condição física, a idade, o tipo de pele, a elasticidade daquela pele, a presença de estrias, todos esses pontos devem ser estudados antes de liberar o paciente para encarar a cânula.

?Um exame completo deve ser feito antes de se decidir pela lipoaspiração. Em alguns casos deve-se optar por outro tipo de cirurgia, prevendo o melhor resultado. A lipoaspiração não faz milagres em todo mundo. Se a pessoa tem muita flacidez, por exemplo, a lipo só vai aumentar isso. Nesse caso o nosso papel de médico é mostrar uma outra alternativa que vai propiciar o efeito esperado pelo paciente?, explica.

Outro ponto muito batido por Dr. Milton Daniel é o peso do paciente antes da cirurgia. Como a lipoaspiração não é uma intervenção feita para se perder peso, o paciente deve estar o mais próximo do seu peso ideal antes de se submeter à cirurgia, o que vai garantir um resultado melhor e mais duradouro. O médico lembra ainda que, não se deve tirar mais que 5% do peso corporal durante o procedimento cirúrgico, para não entrar na zona de risco. ?A lipoaspiração quando feita com consciência e da maneira correta, garante um novo corpo, até uma nova vida. Porque a auto-estima vai lá em cima. Mas quando não é tratada do jeito certo, pode trazer grandes problemas. Ao invés de uma bela imagem em frente ao espelho, pode-se criar um problema para a vida toda?, finaliza.

continua após a publicidade