Laser contra a miopia já é usado em crianças

Taline Ienk, de 9 anos, é a primeira criança do Paraná a submeter-se a uma cirurgia a laser para correção de miopia. Tradicionalmente, a cirurgia ocular é indicada para adultos, que querem abandonar o uso de óculos.

No caso de Taline, no entanto, houve indicação médica para a correção cirúrgica em função da grande diferença de grau entre o olho esquerdo (com 9 graus) e o direito normal. Condição conhecida como “anisometropia”. Nesse caso, o uso do óculos torna-se inútil, tanto para adultos como para crianças, pois a visão é bem diferente: o olho com miopia alta enxerga as imagens em tamanho pequeno (muito diferente do tamanho real), enquanto no normal os objetos são visto em tamanho real. Assim, a opção de tratamento que resta são as lentes de contato e a cirurgia a laser. O médico de Taline, Luiz Geraldo Simões de Assis, diretor-técnico do IOC/ Laser Center, afirma que pelo alto de grau de miopia de Taline, o cérebro também ficaria cada vez mais ?destreinado? para a formação de imagens. “O estímulo visual é muito pequeno”, justifica.

Sucesso

A cirurgia de Taline, realizada na terça-feira durou pouco mais de dez minutos e transcorreu com sucesso. Utilizando uma tecnologia a laser semelhante à utilizada nos mísseis que perseguem aviões, a operação conseguiu reduzir a miopia de 9 graus para zero. Modernidade à parte, Taline também ajudou no sucesso da operação. “Nesse tipo de intervenção o paciente tem de estar 100% ativo, auxiliando a equipe, o que a Taline fez com louvor sem se intimidar, como muitos adultos fazem, com os equipamentos e com o próprio laser.

Voltar ao topo