continua após a publicidade

A rede de “fast-food” McDonald?s foi levada ao banco dos réus por oito adolescentes que a culpam por sua obesidade, no primeiro processo do gênero submetido a um tribunal de Nova York, causando grande nervosismo nesse poderoso segmento econômico. A ação alega que a empresa jamais advertiu os jovens sobre os perigos para a saúde proporcionados pela dieta de batatas fritas e hambúrgueres.

A marca comercial McDonald?s e dois estabelecimentos da famosa rede no Bronx estão no centro da tormenta, mas todo o setor de “fast-food”, como a Burger King, Wendy?s e Subway, entre outros, com milhares de restaurantes nas cidades e rodovias americanas, correm o risco de enfrentar ações semelhantes, num país com uma enorme quantidade de pessoas obesas.

Os adolescentes acusam a rede de ter “causado uma epidemia de obesidade” entre os jovens dos EUA, ao manter em suas refeições um “elevado índice de calorias”, violando a lei de proteção dos consumidores. Na prática, as redes de “fast-food” nunca revelaram claramente o verdadeiro conteúdo de gorduras e outros ingredientes de alto teor calórico em seus pratos.

O porta-voz da McDonald?s, Walt Riker, negou que a empresa faça dos jovens o principal alvo de suas campanhas publicitárias e promoções. “Ninguém cuida mais das crianças que a McDonald?s”, garantiu. Já os advogados da Golden Arches, administradora da rede, solicitaram ao juiz federal Robert W. Sweet que rejeite a ação coletiva, qualificando o processo de “uma tentativa frívola de fazer dinheiro às custas da empresa”.

A possibilidade de enfrentar ações por problemas de saúde como diabetes e obesidade tem tirado o sono das companhias de refeições rápidas. “Neste setor, as ações legais chamaram a atenção de todos”, declarou Steven C. Anderson, presidente da Associação Nacional de Restaurantes, que representa 885 mil estabelecimentos em todo os EUA, de pequenos cafés a grandes redes.

Segundo um estudo feito no ano passado pela Secretaria da Saúde, 61% dos americanos estão acima do peso. Entre adolescentes de 12 anos a 19 anos, o índice de obesos se situa em 14%.

continua após a publicidade