Jovens diabéticos lançam grupo

Será lançado no próximo sábado o Grupo Diabético Juvenil de Curitiba, com a idéia de juntar portadores da doença, proporcionando uma troca de experiências. Para promover a criação do novo grupo, vai ser realizada uma caminhada pelo Caminho dos Jesuítas, na região da Estrada da Graciosa, no Dia Internacional do Diabetes. A saída será às 8h, na Avenida Sete de Setembro, 4615. Durante o percurso haverá dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes.

O diabetes é caracterizada pela hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). Existem dois tipos de diabetes, que é uma doença que afeta o pâncreas. O tipo 1 é quando o pâncreas deixa de produzir insulina, e ocorre em crianças, adolescentes e adultos. O tipo 2 é quando o pâncreas diminuiu a produção de insulina, e ocorre acima dos 40 anos.

Luciana Leoneli, criadora e uma das coordenadoras do grupo, também é diabética e destaca a importância das reuniões realizadas entre os diabéticos. “Existe a Associação dos Diabéticos, mas queríamos algo mais descontraído, como uma roda de conversa, na verdade. O objetivo é fortalecer os diabéticos a enfrentar a doença e viver normalmente”, explica.

O grupo foi criado há pouco tempo e conta com trinta integrantes. Em todo o País já existem exemplos como esse, que agora começa a ser adotado em Curitiba.

Segundo Luciana Leoneli, o grupo está aberto a mais adesões. “Para participar de grupos de discussão eu tinha que me deslocar até São Paulo ou Minas, aqui não tinha nada parecido com isso. E agora que estamos criando esse grupo, queremos muito mais companheiros participando, e mostrar a todos que é possível ter uma vida saudável vivendo com o diabetes”, diz.

Importância

Rodrigo Nascimento Alferes, de 21 anos, despachante de uma concessionária, tem o diabetes há 19 anos e ainda não tinha conhecimento da criação do grupo. “Freqüento a Associação dos Diabéticos, mas nunca ouvi falar nesse grupo. É importante ter outras opções para discutir e conhecer pessoas que têm o mesmo problema”, afirma. “Tomo insulina duas vezes por dia e ainda cuido da alimentação, é complicado. Nada muito doce pode ser consumido, e tem que sempre ter um controle com carboidratos.”

A outra coordenadora do grupo, Cíntia Rodrigues, é dona de farmácia, e aponta o grande número de pacientes com diabetes que procura o local. “A maior parte dos meus clientes possui o diabetes e eles acabam se encontrando na farmácia”, conta. “Cerca de 80% das vendas é de produtos para os diabéticos. Cerca de 150 pacientes diabéticos vêm até a farmácia por dia.”

De acordo com Cíntia, o grupo será um estímulo a mais para a melhoria do padrão de vida dos diabéticos. “Eles se encontram e ficam bastante tempo conversando sobre a doença e sobre os medicamentos que usam. Com a criação do grupo, eles terão um espaço para trocar experiências”, diz.

Serviço – Os interessados em participar do evento ou para obter maiores informações: (41) 244-9911/242-6760, ou no endereço: Sete de Setembro, 4853.

Voltar ao topo