A cada ano, a relação entre clínicas e consultórios e as operadoras de planos de saúde fica mais difícil e conflituosa. As conseqüências são negociações desfavoráveis e, muitas vezes, assinatura de contratos que beneficiam apenas os compradores de serviços. Para mudar esse quadro, estimulando a busca de equilíbrio entre as duas partes, profissionais estarão reunidos durante a 3ª Jornada de Gestão em Clínicas Médicas, evento oficial da Hospitalar 2004, que a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) promovem no dia 4 de junho, no Expo Center Norte.

De acordo com o coordenador da comissão científica da Jornada, Luiz Carlos Gracitelli, médico ortopedista, presidente da Associação de Clínicas e Consultórios Médicos do Estado de São Paulo, é possível estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada entre os tomadores e prestadores de serviços de saúde. “Umas dependem das outras pra sobreviver. Por isso, é preciso que os dois agentes desse processo abram suas caixas pretas, flexibilizem suas posições”. A questão será tratada numa mesa-redonda à qual estarão presentes representantes dos dois segmentos.

Outros temas que a jornada vai abordar são os reflexos do novo Código Civil nas clínicas médicas, programas de qualidade, cuidados técnicos e legais com os resíduos de serviços de saúde, e aspectos técnicos e legais dos contratos com convênios privados. Haverá, ainda, a palestra “Dando a volta por cima: uma experiência de sucesso em gestão”, que abrirá o evento.

Além da 3ª Jornada de Gestão em Clínicas Médicas, Fenaess e Sindhosp também promovem o 9º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, 7ª Jornada de Gestão em Laboratórios Clínicos, 4ª Jornada de Gestão em Tecnologias da Informação e 1ª Jornada sobre Aspectos Legais para Gestores e Advogados da Área da Saúde, todos eventos oficiais da Hospitalar 2004.

Evento: 3ª Jornada de Gestão em Clínicas Médicas

Data: 4 de junho, das 8h30 às 17h30

Local: Expo Center Norte ? São Paulo