Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com os olhos devem ser redobrados. O médico oftalmologista Paulo Nocera, do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), alerta que a maior exposição à luz solar e à radiação ultravioleta (UV) é nociva para a córnea, retina e o cristalino dos olhos.
Entre os principais problemas causados pelo sol estão a degeneração da retina e a catarata, já que ambas podem levar a perda progressiva da visão. Além disso, o calor e a aglomeração de pessoas em piscinas e praias podem provocar conjuntivite. ?Os casos mais graves da doença comprometem a córnea?, afirma o médico.
?A utilização de óculos de sol e bonés são essenciais para prevenir esses problemas?, garante Nocera. Segundo ele, quem tem olhos claros deve redobrar os cuidados, pois possui menos pigmentos de cor, o que torna a visão mais sensível.
Na hora de adquirir óculos de sol também é preciso prestar atenção. Nocera explica que o ideal é comprar em um lugar confiável, de preferência uma ótica. ?O grande problema é que muita gente compra óculos sem os cuidados necessários. Os óculos devem conter proteção ou filtro contra a ação dos raios ultravioletas do sol?.
A função dos óculos escuros é a de proteger a pessoa da fotofobia (sensibilidade à luz) e dos raios UVA e UVB. A proteção UV é responsável pelo bloqueio de 99% dos raios ultravioleta. ?Os raios ultravioletas atingem mais facilmente a pupila quando o olho está desprotegido?, conclui o médico.


