Hospital Santa Cruz investe em tecnologia para garantir liderança

De olho nas grandes inovações tecnológicas, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba, vem adquirindo novos equipamentos para as áreas de urologia, cardiologia e neurologia.

Quem sai ganhando com os avanços são os pacientes do hospital, que são beneficiados com as mais modernas técnicas disponíveis no mercado. “A neuronavegação, por exemplo, é um método moderno e inovador de neurocirurgia, que se baseia no mapeamento tridimensional do cérebro, com o auxílio de um microscópio de última geração, que projeta uma imagem virtual das lesões aos olhos do cirurgião”, exemplifica o novo diretor clínico Arthur Leal Neto, salientando que, por meio dessa tecnologia – utilizada em grades centros de referência nos estados Unidos e Europa – o neurocirurgião consegue visualizar o lugar exato das lesões mais profundas do cérebro, podendo chegar a elas de maneira precisa e inequívoca.

Além da neuronavegação, outras tecnologias posicionam o Santa Cruz como referência nacional e internacional em cirurgias cerebrovasculares. Entre elas, a monitoração neurofisiológica intraoperatória, técnica que permite o mapeamento de todos os estímulos nervosos do paciente (audição, fala, memória, motricidade e sensibilidade geral), diminuindo em quatro vezes as chances de lesões neurológicas de risco.

Tratamento revolucionário

Na área de urologia, o hospital disponibiliza o GreenLight Laser, um aparelho que possibilita um tratamento revolucionário para os casos de hiperplasia prostática benigna.

De acordo com o diretor-clínico, por meio do método, é possível realizar a cirurgia sem fragilizar o paciente e sem qualquer tipo de sangramento, permitindo que ele permaneça menos de 24 horas internado. Muitos pacientes sentem o alívio dos sintomas e uma importante melhora no fluxo urinário normalmente um dia após o procedimento.

O médico Arthur Leal Neto assume a direção clínica do Hospital Santa Cruz apostando no consistente crescimento da instituição.

Segundo Arthur Leal Neto, o GreenLight Laser é o pioneiro na região Sul do país, sendo o Hospital Santa Cruz o primeiro a realizar esse tipo de tratamento. “Nossos profissionais foram a Houston, nos Estados Unidos, onde receberam um treinamento intenso sobre a utilização do equipamento, agregando todas as suas vantagens”, comenta.

Os médicos já efetuaram diversos procedimentos no hospital, obtendo o sucesso absoluto em todas as cirurgias. Os especialistas apontam que procedimentos a laser devem ser indicados por urologistas depois de uma investigação completa do distúrbio.

Corpo clínico

Para o Serviço de Cardiologia, um novo aparelho de hemodinâmica deve chegar ainda no mês de novembro. “Com o equipamento, a realização do cateterismo será muito mais eficiente, em virtude da tecnologia de ponta, que permite imagens de alta resolução, trazendo melhores resultados aos pacientes”, declara o novo diretor, salientando que o corpo clínico deverá permanecer o mesmo.

Dentre os remanejamentos, inicialmente, a única modificação, decorrente do falecimento do infectologista Nelson Szpeiter, será na presidência da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

O novo cargo será ocupado pela médica infectologista Mirian Tomoko Carvalho. Atualmente, a instituição conta com um corpo clínico de 1.000 médicos, sendo 400 assíduos e 70, exclusivamente, no atendimento ao Pronto Socorro.

“Continuaremos d,isponibilizando os plantonistas nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia, cardiologia, obstetrícia, socorristas e UTIs neonatal, cardiológica, neurológica e geral”, confirma Arthur Leal Neto.

Além das novas tecnologias, a expansão física do Hospital trará maior conforto aos pacientes e ampliará a quantidade de funcionários trabalhando na instituição. “Com um investimento de R$ 16 milhões em tecnologia e estrutura, previsto para o próximo ano, o Hospital Santa Cruz deverá consolidar a sua liderança no Sul do país”, completa o dirigente.

Padrão em hotelaria

Os pacientes do Hospital Santa Cruz contam não só com o atendimento médico de excelência, mas também com o conforto e comodidade oferecidos pelo serviço de hotelaria do hospital.

Um serviço único do gênero em Curitiba oferece ambientes exclusivos e um atendimento individualizado. São 175 leitos, divididos em oito suítes, 75 em apartamentos, 58 em apartamentos duplos e 34 leitos de UTI, geral e neonatal.

Os apartamentos contam com um amplo espaço e estrutura completa, com banheiros espaçosos, poltronas reclináveis para o paciente, sistema de climatização, frigobar, 15 canais de TV a cabo e Internet Wi-Fi.

Contam ainda com cama elétrica para o paciente e acomodações para o acompanhante. As suítes oferecem também uma sala de conforto exclusiva para os familiares.

Mesmo os apartamentos com dois leitos de enfermaria contam com o conforto acima da média. Esses quartos têm banheiro privativo e toda a gama de serviços oferecida nos apartamentos, tais como TV a cabo e frigobar.