Pesquisa da Lilly apresentada no 99º Encontro Anual da American Urological Association (AUA) revelou que homens com disfunção erétil têm 38% mais chances de serem hipertensos, se comparados a homens saudáveis.

Segundo Dr. Peter Sun, coordenador da análise, há muito tempo especula-se que homem com disfunção erétil tem maior probabilidade de também possuir pressão alta, mas este é o primeiro estudo epistemológico que confirma essa associação, além de ser o primeiro a comparar a hipertensão em pacientes com e sem disfunção erétil.

“Devido à esta associação, é muito importante que o homem supere o preconceito de falar sobre disfunção erétil e procure um médico especialista. Detectar e tratar a hipertensão, uma doença silenciosa em muitos homens, pode ajudar a prevenir futuros problemas, como o infarto”, aconselha Dr. Peter Sun.

Disfunção erétil e hipertensão têm um fator em comum ? a constrição de vasos sangüíneos, indicando que a disfunção erétil pode ser um sinal para problemas de saúde maiores e mais sérios. A disfunção erétil é freqüentemente um dos primeiros sinais de má circulação sangüínea, enquanto a hipertensão é silenciosa e, na maioria das vezes, desconhecida pelo paciente. De acordo com a American Heart Association, um em quatro adultos na América do Norte tem pressão alta, com 33% dos homens atingidos. Sendo que daqueles com pressão alta, 30% não sabem que são hipertensos.

A disfunção erétil, que consiste na incapacidade de obter e manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, atinge aproximadamente 30 milhões de homens na América e cerca de 152 milhões em todo o mundo. “Graças à disponibilidade de mais opções de tratamento para disfunção erétil, um número crescente de homens está buscando ajuda para sua saúde sexual. Visitar um médico para tratar este problema é uma oportunidade perfeita para um exame completo, incluindo a hipertensão”, afirma Dr. Louis Kuritzky, da Universidade da Flórida.

Metodologia

Dr. Peter Sun, coordenador do estudo, confirmou a relação da disfunção erétil com hipertensão após comparar os bancos de dados de 51 planos de saúde dos Estados Unidos e homens sem disfunção erétil, de 1995 a 2002. A pesquisa teve como amostra aproximadamente 300 mil homens com disfunção erétil e 1 milhão e 600 mil homens saudáveis. Os dados revelam que 41,2% dos homens com problemas de ereção também são hipertensos, comparado aos 19,2% de homens hipertensos sem disfunção erétil.

Os pesquisadores analisaram os dados dos efeitos da disfunção erétil na probabilidade de ter hipertensão controlada com base na idade, regiões geográficas e problemas provenientes de tratamento de outras doenças (comorbidades). Ambos -pacientes com disfunção erétil e pacientes saudáveis – apresentaram graus diferentes de hipertensão, que foram calculados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade