A hipertensão é uma doença silenciosa e se não tratada a tempo pode trazer várias complicações como o derrame cerebral e enfarte. Para alertar a população sobre o problema, à Apparenza Laboratório de Manipulações Cosméticas e Farmacêuticas está realizando exames gratuitamente. Os resultados vão servir de base para o encaminhamento ao serviço médico adequado. O problema atinge entre 22,3 e 43,9% da população urbana no Brasil.

continua após a publicidade

A farmacêutica Cláudia Boscheco explica que a hipertensão, ou pressão alta, não dá sinais. Muitas pessoas só descobrem o problema quando ela já causou muitos estragos ao organismo. Segundo a Quarta Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, em 1998, 40% das mortes por derrame cerebral foram causadas pela pressão alta e 25% das doenças coronárias tinham a mesma origem. Daí a necessidade de fazer exames para controlar a doença.

A pressão alta surge quando os vasos sangüíneos se contraem. O coração acaba sendo prejudicado porque precisa fazer um esforço adicional para fazer o sangue circular e os vasos sangüíneos ficam danificados devido à pressão a que são submetidos. Quanto mais cedo a doença é controlada, melhor será a qualidade de vida.

Quem estiver interessado pode procurar o laboratório para fazer os exames. Eles consistem em medir a pressão, avaliar o peso e altura, relação cintura-quadril, para o cálculo do risco cardiovascular – além de uma entrevista. Mas Cláudia explica que os exames não são conclusivos, os pacientes vão ser orientados a procurar um médico para avaliar o diagnóstico.

continua após a publicidade

Serviço: O laboratório fica na Rua Cândido Lopes, 128, 6.ª andar. A campanha começa amanhã e vai até o próximo sábado.