Hábitos saudáveis rendem até 14 anos de vida a mais

Para ganhar mais 14 anos de vida, não fume, coma muitas frutas e vegetais, faça exercícios regulares e beba álcool com moderação. Essa é a conclusão de um estudo publicado pelo periódico on-line Public Library of Science Medicine, realizado com mais de 20 mil pessoas entre 45 e 79 anos no Reino Unido, de 1993 a 2006. Kay-Tee Khaw, da Universidade de Cambridge, e seus colegas descobriram que as pessoas que adotaram esses quatro hábitos viveram em média 14 anos mais do que os que não possuem esses comportamentos.

Os participantes do estudo marcavam um ponto cada por não fumar, realizar atividade física regular, comer cinco porções de frutas e legumes por dia, e fazer uso moderado de álcool. Pessoas que fizeram quatro pontos têm quatro vezes menos chance de morrer do que as que fizeram zero. Pesquisadores analisaram mortes de todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias.

Khaw disse que o estudo pretende convencer as pessoas de que melhorar a saúde não exige grandes mudanças no estilo de vida. "Não estamos pedindo que as pessoas façam nada excepcional", disse. "Medimos comportamentos normais que são inteiramente realizáveis na vida de todo dia das pessoas". Especialistas de saúde pública disseram que esperam que o estudo inspire os governos a introduzir políticas para ajudar as pessoas a adotarem as mudanças.

Como o estudo apenas observou as pessoas e não testou mudanças específicas, especialistas disseram que não pode ser concluído que quem adotar esses hábitos saudáveis repentinamente vai ganhar automaticamente 14 anos. "Nós não podemos dizer que uma pessoa pode ganhar 14 anos fazendo essa coisas. Os 14 anos são uma média do que é teoricamente possível", disse Tim Armstrong, especialista em atividade física da Organização Mundial de Saúde.

Voltar ao topo