Hábitos saudáveis garantem longevidade com muita saúde

Quem mantém hábitos saudáveis consegue alcançar a longevidade com saúde. A constatação é da terapeuta Marina Avellar, que ontem, no Dia Internacional do Idoso, participou de uma série de palestras voltadas à terceira idade, em Curitiba.

Segundo Marina, a qualidade de vida pode ser alcançada através da manutenção de uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos constantes. No que diz respeito à alimentação, a terapeuta afirma que os idosos devem ingerir, além de alimentos nutritivos, alimentos que sejam funcionais. ?Os alimentos funcionais – como por exemplo o brócolis, a soja, o espinafre e peixes – contribuem com a prevenção de diversos tipos de doenças, como as cardiovasculares e mesmo o câncer?, afirma. ?O importante é consumir pouca gordura, muita fibra, frutas e vegetais. A dica é, no momento das refeições, fazer um prato bastante colorido e variado.?

No que diz respeito aos exercícios, as fisioterapeutas Elaine Cristin Jaschek e Analucia Lejambre dizem que as atividades físicas, além de contribuírem com a prevenção de doenças, ajudam com a sociabilização e para que os idosos mantenham a mente saudável. Segundo elas, pessoas que fazem exercícios são mais felizes e têm maior auto-estima.

São muito indicadas à terceira idade a hidroginástica, que não tem impactos, e as caminhadas em horários de sol fraco. Porém, não existem restrições quanto às modalidades, sendo indicadas mesmo a musculação, a bicicleta e a ginástica localizada. ?Há restrições apenas a pessoas com problemas específicos, como posturais ou de coluna. Por isso, antes de iniciarem uma atividade, as pessoas devem sempre passar por avaliação médica.?

Graças aos avanços da medicina, na última década o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Atualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 14,5 milhões de pessoas, sendo 62,4% de  homens e 37,6% de mulheres.

Voltar ao topo