Fone de ouvido reduz radiação de celular

Um novo estudo revela que o uso de fones de ouvido em telefones celulares diminui a absorção da energia emitida pelos campos magnéticos gerados pelas freqüências de rádio. Trata-se de resultado oposto aos de alguns estudos que, três anos atrás, levantaram a hipótese de aumento ? em relação ao uso normal do celular ? da absorção de energia na área cerebral dos seres humanos.

O estudo foi publicado na revista “Which”, que se ocupa dos direitos dos consumidores. A correta aplicação dos métodos de dosimetria (medida da quantidade, freqüência e distribuição de radiações a que um ser vivo é exposto) é requisito fundamental para chegar às conclusões que surgem no estudo.

Para uma estimativa correta do nível de exposição ? sublinharam os autores do estudo ? é necessário usar modelos de tipo físico e experimental apropriados e instrumentos de medida que sigam os padrões recomendados por protocolos internacionais.

Os bonecos utilizados para medições relativas aos acessórios, ou seja, os fones de ouvido, devem, por exemplo, ter não apenas a cabeça, mas também o tórax. Isso tem conseqüências importantes nos resultados, pois a energia gerada pelas freqüências de rádio concentradas nos fios do fone de ouvido é acentuadamente atenuada pelo corpo.

A demonstração da diminuição (ao invés do incremento) da energia absorvida foi obtida utilizando-se um método apropriado de simulação numérica e medição experimental.

Voltar ao topo