Exercícios aeróbicos turbinam a inteligência

Estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, relaciona a prática de exercícios físicos aeróbicos à inteligência. Publicado na edição de dezembro da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores sugerem que o nível de inteligência é comparável ao de condicionamento físico.

Cerca de 1 milhão de jovens do sexo masculino, entre 15 e 18 anos, participaram do estudo. Os voluntários tiveram o condicionamento físico avaliado por teste ergométrico. Além disso, a capacidade de processar informações também foi analisada. Os pesquisadores levaram em conta o nível educacional dos pais e as relações com os irmãos dos participantes, variáveis que poderiam influenciar nos resultados.

Segundo os pesquisadores, jovens que praticavam exercícios aeróbicos apresentaram maior capacidade de processar informações e cruzá-las, dando respostas a um determinado estímulo. As áreas em que tiveram mais sucesso foram compreensão verbal e pensamento lógico.