Empresa quer resgatar a farmácia “farmácia”

Uma pesquisa qualitativa realizada entre os consumidores freqüentes das atuais drugstores, aquelas farmácias onde se encontra de tudo, desde medicamentos e artigos de higiene a sorvetes e ração para cachorro, demonstrou a insatisfação com tais lojas de conveniência. Com a intenção de reverter esse quadro e resgatar a credibilidade das farmácias e dos farmacêuticos, a rede Bio Store resolveu investir em farmácias integradas. O objetivo é oferecer em um ambiente apropriado uma série de serviços destinados à atenção e aos cuidados com a saúde e qualidade de vida.

O conceito de farmácia integrada surgiu no final de década de 1990 na Europa e vem sendo amplamente difundida em todo o mundo. “As pessoas enxergam a drugstore como um minimercado, onde tem um pouco de tudo”, afirma Aparecido Camargo, diretor de marketing da Bio Store, salientando que nesse tipo de loja não existe mais espaço para manter uma completa linha de medicamentos. “Hoje a farmácia está nos fundos da loja”, observa Camargo.

Respeito aos clientes

A rede reformou duas lojas em Curitiba e está construindo uma nova no bairro do Champagnat, contemplando a venda de medicamentos homeopáticos e alopáticos, além de uma série de itens como cosméticos, chás e ervas em geral. No novo projeto, os remédios não ficarão expostos em prateleiras, mas, sim, em armários climatizados e desenvolvidos especificamente para armazená-los a uma temperatura de 15ºC, evitando-se, com isso, exposição ao sol e ao calor.

A rede também inovará no atendimento, armazenando dados sobre a saúde e o tratamento ao qual o paciente é submetido. As farmácias integradas reservarão espaços específicos para melhor atender diabéticos, pacientes com doenças cardíacas e outras enfermidades. Os investimentos iniciais para readequação das lojas mantidas pela rede gira em torno de R$ 300 mil para cada ponto. Conforme Camargo, está prevista a abertura de mais de 10 postos de trabalho em cada uma das unidades, entre farmacêuticos e atendentes.

Voltar ao topo