A Organon do Brasil, comprometida com a inovação na área de saúde feminina, comemora em Curitiba o primeiro aniversário do anel vaginal Nuvaring no País. O mais recente lançamento da empresa revolucionou a era da contracepção, pois possibilita à mulher pensar em contracepção apenas uma vez por mês e finalmente se livrar do incômodo de ter que lembrar de tomar a pílula diariamente. Outras vantagens do anel são menores efeitos colaterais, não alteração do peso e diminuição da TPM. Para festejar a inovação que ganha cada vez mais a confiança das brasileiras, o laboratório leva a Curitiba a palestra show Mulher.. suas dores, seus amores, do conceituado ginecologista das estrelas especializado em sexualidade humana, Malcolm Montgomery.

O espetáculo é intitulado palestra show devido ao médico abordar aspectos importantes da vida da mulher acompanhado de muita poesia e música. No momento do show, o médico troca o bisturi pelo violão, toca e canta para alertar a população sobre as modernidades e cuidados que envolvem a saúde feminina. Entre os temas abordados pelo médico no evento, estão: a sexualidade na infância, adolescência, maturidade e velhice; os modernos métodos contraceptivos, como a chegada do anel e do Implanon ao Brasil; a suspensão da menstruação; a tensão pré-menstrual (TPM); as cólicas; a gravidez; a reposição hormonal; a prevenção do câncer ginecológico; a idealização amorosa; o casamento; a paternidade; a maternidade; a separação e o cotidiano da mulher; além de como viver mais e com melhor qualidade.

A linguagem transparente torna o médico compreendido pela maioria das mulheres, independente da classe social e grau de escolaridade. Montgomery se especializou em sexualidade humana para entender melhor o universo feminino.

Com base na experiência de 27 anos como médico e no conteúdo dos livros e peças que escreveu, o ginecologista montou a estrutura da palestra show que percorre o Brasil e informa milhares de mulheres há dois anos. Montgomery foi também consultor do seriado “Mulher”, da TV Globo.

“Sempre gostei de quebrar tabus. Desde a época da faculdade achava os métodos de clinicar muito conservadores. Para criar a palestra, partimos da estruturação básica da afetividade da menina-bebê, atravessamos a adolescência e a maturidade para aterrissarmos na velhice com saúde e qualidade de vida”, diz Malcolm.

Nuvaring está há um ano no Brasil, lançado pela Organon. Na forma de um anel flexível, o produto representa a mais avançada tecnologia criada para atender as novas exigências da mulher moderna, que procura praticidade, liberdade e conveniência. O método contraceptivo é de uso vaginal e contém dois tipos de hormônios (progestagênio e estrogênio, os mesmos da maioria das pílulas combinadas) e só precisa ser administrado uma vez por mês, de forma a eliminar o incômodo de ter que ingerir pílula diariamente. O produto libera diariamente pequenas doses dos hormônios dentro da vagina, que caem diretamente na corrente sanguínea. A via de administração vaginal permite o uso de baixas doses de hormônios e minimiza assim a incidência de efeitos colaterais como dor de cabeça e náuseas.

O método contraceptivo vaginal é discreto e manuseado pela própria mulher. A permanência do anel na via vaginal não interfere na relação sexual. Nuvaring é tão eficaz quanto as pílulas combinadas.

Implanon oferece a contracepção a longo prazo. Ele contém apenas o hormônio progesterona e previne a gravidez por três anos. O produto tem 99,9% de eficácia na proteção contraceptiva. Em forma de um bastonete, é inserido no braço da usuária por um médico que tenha feito o treinamento específico. O Implanon é utilizado em cerca de 20 países no mundo, por mais de 1 milhão de usuárias.

Ambos métodos, assim como as pílulas anticoncepcionais, não previnem contra doenças sexualmente transmissíveis e infecção por HIV.

Local: Centro de Convenções ? Curitiba/PR

Data: 26/05/2004 ? quarta-feira

Horário: 20h30

Ingressos: 1kg de alimento não-perecível, que, posteriormente, será doado para a Fundação Iniciativa.