Doença rara é tema de livro que alerta médicos

O professor aposentado da Universidade de São Paulo, Wilson Cossermelli, lançará, na próxima sexta-feira , em Curitiba, seu livro Vasculites, abordando este tipo de doença que é pouco conhecida no mundo. As vasculites são inflamações nos vasos que comprometem a circulação sangüínea e podem levar até à perda de funções dos órgãos. A obra é um alerta aos médicos e tem a intenção de oferecer aos profissionais elementos para um diagnóstico preciso, essencial para evitar complicações que podem provocar a morte do paciente.

A obra será lançada nacionalmente em Curitiba e foi publicada pela Fundação para o Desenvolvimento da Reumatologia, com apoio do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná. O livro também contou com o incentivo do Senac, Academia Paranaense de Medicina e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O lançamento acontecerá às 20h, na sede da Associação Médica do Paraná. O livro estará à disposição na Livraria do Chaim, conceituada empresa especializada no ramo.

As 850 páginas da publicação apresentam informações básicas sobre as doenças, elementos para fazer o diagnóstico e descrições sobre os cerca de 40 tipos de vasculites primárias. De acordo com o autor, o tipo secundário das vasculites é mais difícil de ser detectado. Cossermelli afirmou que os sintomas se confundem com reações comuns a outros problemas como tumores, transplantes e infecções. São 73 capítulos, divididos em dez seções, com ilustrações e fotos de casos.

Prefaciado pelo médico Luís Décourt, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o livro contou com a colaboração de quase cinqüenta especialistas, que participaram com a elaboração de textos e artigos sobre a doença. Décourt afirmou que o livro é um guia seguro para as atividades clínicas em suas mais amplas cogitações. O texto é claro, metódico e seguramente completo sob as mais variadas condições de análise. E evolui de forma lógica na seqüência das informações. “Nada falta nele para a elucidação total dos leitores”, completou.

Serviço:

Lançamento do livro Vasculites, do professor Wilson Cossermelli, na próxima sexta-feira, às 20h, na sede da Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575).

Voltar ao topo