O aparelho é um sistema portátil para
registro do pH esofágico e gástrico.

Dois exames computadorizados estão auxiliando no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo, principalmente as que se manifestam no esôfago. Trata-se da Phmetria Esofágica e da Manometria Esofágica, exames que através de sondas verificam o funcionamento do esôfago, órgão responsável pelo transporte do bolo alimentar da boca ao estômago.

A aplicação dos exames no Brasil surgiu há poucos anos e é importante para a complementação do diagnóstico feito através do Raio X e da endoscopia. “A sensibilidade do diagnóstico da doença do refluxo feito pela Phmetria chega a ser de 98% e o paciente não precisa ficar internado para fazer o exame”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Dr. James Skinovsky, um dos poucos especialistas no Paraná que realiza esses exames.

O que é a Doença de Refluxo Gastroesofágico

O esôfago é um canal que pode ser dividido em três partes: esfíncter superior (que impede a entrada de ar), corpo (por onde desce o bolo alimentar) e esfíncter inferior (parte que impede o refluxo do material ácido do estômago). Certos alimentos e patologias podem prejudicar o funcionamento do órgão e causar desconforto ao paciente. No caso de problemas do esfíncter inferior ? que podem ser de origem funcional e desencadeado pela ingestão de gorduras, cafeína e açúcares ? o paciente é acometido pelo refluxo de ácidos do estômago, causando azia e dificuldade de digestão.
Para verificar a gravidade da doença, o paciente pode realizar a Phmetria esofágica ? exame indolor que através de uma sonda colocada pelo nariz com um sensor na extremidade, detecta se o refluxo é patológico e se seu tratamento deverá ser clínico ou cirúrgico. “O procedimento não precisa de sedação e o paciente fica com a sonda por um período de 24h, sem necessidade de internação, permitindo que ele desenvolva suas atividades do dia-a-dia”, explica Dr. James. Depois desse período, é feita uma leitura num software que mensura o resultado.

O exame serve, também, para verificar outros sintomas obscuros da doença do refluxo, como dor torácica de origem não cardíaca e alguns sintomas respiratórios como rouquidão, tosse crônica e laringo-faringites. Outra indicação do exame é no uso pediátrico para verificar o refluxo em bebês, patologia comum nesta faixa etária.
A ingestão de alimentos no dia do exame deve ser normal, mesmo porque a leitura da sonda relaciona o refluxo com a alimentação e a posição do paciente. “Podemos observar que tipos de alimentos provocam o refluxo, se ele acontece mais quando o paciente está de pé ou deitado, permitindo uma indicação mais precisa para o tipo de tratamento que será feito”.

Manometria Esofágica

Realizada também por sonda, a manometria observa o funcionamento das três partes do esôfago e é realizado em cerca de 15 minutos num procedimento ambulatorial indolor. “O paciente engole líquido para verificar o funcionamento do órgão como um todo e o exame é indicado para complementação do diagnóstico da doença do refluxo, e para o estudo de disfagias, que é a dificuldade de engolir o alimento”, comenta Dr. James, que faz parte da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva, entidade que agrupa os especialistas dessa área.

Manifestações esofágicas podem ocorrer, ainda, como conseqüência de problemas na tireóide, diabetes, alguns tipos de reumatismo, AVC (popularmente chamado de derrame cerebral), Doença de Chagas, entre outros. Em todos esses casos, a manometria pode ser indicada para ajudar no diagnóstico.

Indolores e eficientes em sua aplicação, os exames têm, também, um outro fator importante: eles são cobertos por convênios e planos de saúde.

continua após a publicidade

continua após a publicidade