Desde 2003, instituiu-se o dia 16 de abril como o Dia Mundial da Voz com o intuito de chamar a atenção do público em geral sobre a importância da voz na comunicação. Uma característica exclusivamente humana, a voz é o produto da necessidade de se comunicar e interagir com os outros. O mau uso ou abuso vocal pode acarretar problemas de saúde e comunicação, sendo a rouquidão um dos principais sintomas. O tratamento com um profissional capacitado em Fonoaudiologia, assim como a prática de cuidados simples como a ingestão de água, pode solucionar essas dificuldades.

A voz é resultado entre as forças aerodinâmica e a mioelástica. Estas forças possibilitam que, ao falar, o indivíduo utilize uma quantidade correta de ar fazendo a coordenação pneumo-fono-articulatória. Para que a produção da voz aconteça de forma satisfatória, é importante que haja também o equilíbrio entre as forças de tensão e relaxamento muscular nas pregas vocais.

A qualidade vocal dos indivíduos é  produzida pelo trato vocal a partir de um som básico gerado na laringe, onde se encontram as pregas vogais. Para que a vibração das pregas vocais e a produção dos sons aconteçam, é necessário que a quantidade de ar que sai dos pulmões já que o ar é o combustível energético da fonação.

A partir desta vibração produzida na laringe pelas pregas vocais, o som é amplificado nas cavidades de ressonância (laringe, faringe, boca, nariz e seios paranasais) que atuam como alto falantes naturais e, através da modelação deste som nos articuladores (lábios, dentes, mandíbula e palato) tem-se a voz de cada indivíduo. ?É devido a esse caminho que o ar tem que percorrer para a produção da voz, que cada indivíduo possui características próprias e exclusivas? uma vez que a estrutura do trato vocal é única em cada um, pontua a fonoaudióloga da Clínica Prevenir, Elisa Gomes Vieira.

A voz carrega muitos dados sobre o indivíduo, podendo passar uma imagem positiva ou negativa para o interlocutor. ?Muitas vezes, os ouvintes podem reagir mais ao modo como o indivíduo fala do que ao conteúdo que está sendo dito?, afirma Elisa. Melhorar a qualidade vocal é possível para a grande maioria das pessoas já que vozes pobres, não efetivas, podem ser trabalhadas para se tornarem mais sonoras. Basta buscar auxílio especializado e direcionado diminui as dificuldades existentes.

Uma pessoa é capaz de emitir uma voz agradável se possuir um trato vocal saudável e utilizá-lo de modo fácil e natural. ?Cuidando da voz a pessoa poderá aperfeiçoar suas relações com outros indivíduos?, lembra a fonoaudióloga. Uma voz adaptada é aquela produzida sem esforço e com conforto pelo falante, identificando corretamente o sexo e a faixa etária, e compatível com o grupo social, profissional e cultural do indivíduo. A voz adaptada deve, com um mínimo de esforço, obter o máximo de efeito estético e comunicacional, ou seja, deve cumprir com as exigências sociais e profissionais do indivíduo.