Dia 30 acontece a conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia 30 de agosto marca o dia nacional da conscientização da Esclerose Múltipla. E para auxiliar os pacientes na manutenção e melhoria  de qualidade de vida e informação, o Laboratório Serono mantém há 10 anos o seu PAP – Programa de Atendimento ao Paciente, serviço pioneiro no país a oferecer suporte ao paciente de Esclerose Múltipla.

"Quando os pacientes se deparam com o diagnóstico de uma doença crônica, para a qual ainda não existe uma cura e que, geralmente evoluiu para a incapacidade, as maiores necessidades iniciais deles são apoio e informação. Por isso, a Serono disponibiliza um atendimento personalizado e altamente humanizado. O PAP é formado por profissionais da área de saúde altamente capacitadas que estão sempre à disposição para ouvir, aconselhar, orientar e confortar os pacientes com Esclerose Múltipla, primeiramente por um atendimento telefônico. Além disso, uma equipe de enfermeiras especializadas visita os pacientes em suas casas, levando informação, tranqüilidade e experiência", observa a neurologista, Dra. Christiane Pedreira, gerente médica da Serono.

Os pacientes de EM também contam com várias associações e Ongs que auxiliam na troca de informações, em campanhas para arrecadação de itens que possam facilitar a rotina e verificam a correta distribuição de medicamentos pelas secretarias de saúde. Uma dessas associações é o MOPEM (Movimento dos Portadores de Esclerose Múltipla), liderado por Cleuza de Carvalho Miguel, portadora da doença há 27 anos. Com quase 400 pacientes cadastrados, o MOPEM possui um site e disponibiliza seu telefone: www.mopem.org.br – fone (11) 3719-3567.

"Esse dia nacional da conscientização da esclerose múltipla servirá para chamar a atenção para a gravidade da doença, o que é, sobre importância em ser diagnosticada e tratada", diz Cleuza Miguel.

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica que acomete o sistema nervoso central, sendo a causa mais comum de incapacidade neurológica em adultos jovens. No Brasil estima-se a existência de 25 mil portadores. Em todo o mundo são cerca de 2 milhões de pacientes.

PAP

O PAP, da Serono, também distribui aos pacientes cadastrados, a revista Mãos Dadas (que oferece informações sobre como conviver com a Esclerose Múltipla e manter a qualidade de vida) e os fascículos da coleção Vivendo Melhor, publicação com caráter mais científico escrito por especialistas. Os pacientes cadastrados no PAP e que estão em tratamento com betainterferona 1-a (22 ou 44 mcg), também recebem o Rebikit, um prático kit que facilita o transporte e uso do medicamento, composto por uma bolsa térmica e gelo reciclável, um diário de tratamento, um coletor de material descartável – para fazer o descarte da seringa e da agulha usadas para administração da medicação.

Para se cadastrar no programa, basta o paciente ligar para o telefone 0800-11-3320 ou e-mail: pap@serono.com

Voltar ao topo