O diagnóstico da esclerose múltipla a partir de um único sintoma – a Síndrome Clínica Isolada (CIS) – é o tema da primeira aula do segundo módulo do curso on-line ?Educação Científica Continuada em Esclerose Múltipla?. A aula é de autoria do Dr. Marcos Moreira, coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). O curso on-line é destinado a profissionais de saúde e é promovido pela ABN e pelo Laboratório Merck Serono, no site www.educacaoem.com.br .
O primeiro módulo deste curso contou com dez aulas e teve 1.690 inscritos, muitos deles especialistas em neurologia, psiquiatria, clínica médica, enfermagem, fisioterapia e psicologia. Os alunos neurologistas que concluíram o primeiro módulo receberam da ABN 7,5 pontos para acreditação e revalidação do título de especialista. Este segundo módulo, com quatro aulas, conferirá três pontos aos formados. O primeiro módulo continua disponível no site.
Coordenador Clínico do Ambulatório de Doenças Desmielinizantes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Dr. Marcos Moreira, acha fundamental a existência de cursos on-line de educação continuada. ?Existem profissionais da área de saúde que moram em cidades distantes de grandes centros e têm dificuldades em conseguir informações atualizadas. Com o ensino virtual ele pode alcançar o conhecimento. Principalmente nos tempos atuais em que as novas descobertas são cada vez mais rápidas e freqüentes, tanto em relação à Esclerose Múltipla, quanto em relação a novos tratamentos?, observa o neurologista.
Curso
As quatro aulas do segundo módulo já foram gravadas e estarão disponíveis no site www.educacaoem.com.br até o final de 2.007. O curso Educação Científica Continuada em Esclerose Múltipla é totalmente gratuito e para participar basta o profissional se cadastrar no site wwww.educacaoem.com.br ou na página da ABN (www.abneuro.org). O participante que concluir todos os módulos receberá um certificado validado pela ABN. As aulas têm aproximadamente 25 minutos e foram elaboradas e apresentadas por renomados especialistas do país. Mais informações sobre o curso ?Educação Científica Continuada em Esclerose Múltipla? podem ser obtidas no Serviço de Atendimento Merck Serono – fone 0800-113320, ou no site: www.abneuro.org.
Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla é uma doença auto-imune, crônica, que afeta o sistema nervoso central. Não tem causa definida e surge em adultos jovens (com cerca de 20 a 40 anos) comprometendo movimentos e visão. A Esclerose Múltipla afeta mais as mulheres, numa proporção de três para um. Sintomas como perda de visão unilateral, diminuição da força nas pernas e nos braços, formigamentos, dores faciais e vertigens, devem ser bem analisados pelos médicos, pois podem representar o início da Esclerose Múltipla.
A doença é incapacitante e não tem cura. Mas existem tratamentos eficientes, com medicamentos que são fornecidos pelo SUS, que podem diminuir a freqüência e a intensidade dos surtos e retardar o aparecimento de seqüelas. O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são a chave para que o paciente consiga boa qualidade de vida.
Em todo o mundo existem cerca de 2 milhões de portadores da doença. No Brasil estima-se a existência de 25 mil pacientes.


