Cuba: veneno de escorpião combate o câncer

Cientistas cubanos apresentaram estudos realizados no país sobre os efeitos positivos do veneno de escorpião para o tratamento do câncer, durante recente congresso médico realizado em Havana.

Na medicina tradicional cubana, há anos se aplicam toxinas do veneno do escorpião para o tratamento de tumores, principalmente cancerígenos, mas os preparados não contam ainda com registro oficial e a comunidade científica é ainda incrédula quanto a esse tipo de terapia.

Até o final deste ano os médicos locais esperam registrar o produto como remédio ou suplemento nutricional.

Caridad Rodríguez Torres, do Laboratório Biológico Farmacêutico, afirmou que um grupo de especialistas trabalha há mais de 20 anos no estudo dos resultados clínicos obtidos em pacientes com tumores que recebem doses do veneno. Segundo ela, os pacientes recebem doses diluídas seguindo um protocolo de pesquisa realizado no laboratório.

Exames físicos e ultra-sonografias de pacientes tratados com essa toxina diluída revelaram uma parada do tumor e efeitos antiinflamatórios, assim como uma redução da dor característica desse tipo de patologia.

Cuba tem 32 espécies de escorpiões, 29 delas endêmicas, entre as quais as mais comuns são o Rophalurus junceus e o Centruroides gracilis, cujo veneno é o mais estudado pelos profissionais caribenhos

Voltar ao topo