Convênio quer aumentar procura pelos genéricos

A Secretaria de Estado da Justiça (Seju), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR), assina convênio hoje com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para divulgar a cultura do medicamento genérico.

Segundo o coordenador estadual do Procon-PR, Algaci Túlio, o órgão vai ficar responsável pela fiscalização da utilização dos genéricos. “Vamos fazer um trabalho bem amplo sobre os genéricos. Além de pesquisas de preços e localização, também iremos distribuir material educativo e fazer abordagens divulgando o genérico”, explicou Túlio.

No Brasil, os medicamentos genéricos existem desde 1999. Todavia, segundo Túlio, muitas pessoas ainda não sabem da sua existência e acabam comprando os remédios com marca e pagando bem mais caro. “Vamos fiscalizar os estoques e os preços. Nossa idéia é popularizar os genéricos”, afirmou, destacando que a Anvisa já fez convênios semelhantes com Procons de outros estados.

Para o gerente-geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado da Anvisa, Pedro José Batista Bernardo, o convênio com o Procon-PR é bem amplo. “Temos o Procon-PR como nosso aliado, afinal nossos objetivos são semelhantes, garantir a qualidade e o aceso à informação ao consumidor”, destacou.

Voltar ao topo