A Sociedade Paranaense de Saúde de Família e a Sociedade Paranaense de Medicina da Família e Comunidade (Famipar) promovem nesta terça-feira (29) a conferência ?Epidemiologia da Epilepsia?. O palestrante é o professor de Neurologia Ley Sander, da Universidade de Londres. Sander, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de epilepsia.

Sander abordará a forma de tratar a epilepsia nos serviços de atenção básica através dos profissionais de saúde da família. O professor entende que a epilepsia costuma ser tratada numa especialidade clínica específica, portanto distante do contexto familiar e comunitário.

Na conferência, o professor Lay Sander vai apontar estratégias para o diagnóstico correto da epilepsia, principalmente entre a população de baixa renda ? onde a incidência da doença é maior ? e mostrar como é possível monitorar o tratamento do doente no âmbito familiar e comunitário.

?O acompanhamento da realidade da família e da comunidade do paciente pelas equipes de atenção básica é um fator que estrutura o processo terapêutico?, disse a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal da Saúde, Elisete Ribeiro.

Em Curitiba, o PSF está implantado em 42 unidades de saúde, com 116 equipes de profissionais. O programa atende 32% da população. A meta é implantar o programa em 72 unidades de saúde até 2008, com 238 equipes.

A diretoria da Famipar, promotora da conferência, lembra que a realização do evento se deve ao empenho do professor Dante Romanó Júnior, considerado o ?pai? do Programa de Saúde da Família em Curitiba. Romanó, entusiasta da medicina familiar e saúde comunitária, participou da implantação do PSF no município. A conferência, que tem o apoio da Secretaria da Saúde de Curitiba, está marcada para as 19h no Conselho Regional de Medicina (Rua Victorio Viezzer, 84, Vista Alegre.

continua após a publicidade

continua após a publicidade