Os médicos, em geral, não vêem com bons olhos muitos dos tratamentos estéticos que se tornaram moda no País. No entanto, existem alguns deles que são respaldados por estudos científicos e exigem acompanhamento médico para a sua utilização. Geralmente são contra-indicados no caso de gravidez, problemas cardíacos ou para pessoas que apresentem histórico de doenças hepáticas. Os especialistas recomendam que, antes de recorrer às máquinas, é essencial que a pessoa passe por um check-up para conferir seu estado geral de saúde.
Sem milagres
As duas últimas novidades para o combate à celulite, gordura localizada e flacidez facial e corporal são o Ultracontour (?aparelho que promove a quebra de gordura e redução de medidas já a partir da primeira aplicação?) e o Accent, um equipamento que emite ondas eletromagnéticas que atingem o tecido adiposo, promovendo o ?achatamento? das células gordurosas. Só que é bom lembrar que a ciência não é capaz de operar milagres estéticos sem um esforço do paciente. Quando o assunto é manter a forma, toda preguiça será castigada.
De acordo com o dermatologista Gilvan Alves, o primeiro é capaz de eliminar até 300 gramas de gordura por meio da aplicação de raios ultra-som. O segundo combate celulite e flacidez, devido a estímulos na formação de novo colágeno. ?Por enquanto, o preço das sessões nesses aparelhos ainda é salgado?, admite o médico. A dermatologista Christiana Blattner comenta que o Accent se tornou o ?queridinho? de famosas do mundo todo. De acordo com a especialista, o aparelho é capaz de tratar um variado número de imperfeições faciais e corporais. A superfície da pele aquece até 40ºC, e o tecido adiposo até 60ºC. ?O paciente precisa ficar de repouso e não se expor ao sol por um período determinado, mas os resultados são surpreendentes?, revela.
Todo esforço será recompensado
A parcela da população que optou por um estilo de vida saudável, adotando uma rotina de atividade física regular e alimentação equilibrada como regra será compensada não só no momento de exibir a figura na praia, mas até mesmo na hora de passar por equipamentos que corrigem algumas "imperfeições". Com ações combinadas e muita disciplina, as chances de alcançar bons resultados são consideráveis.
O nutricionista Júlio Henrique Aquino alerta que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar, mesmo quando o foco é a busca pela beleza. Segundo ele, alguns tratamentos estéticos são dispendiosos e pouco duradouros. "Se o estado físico estiver comprometido, será difícil sustentar uma boa aparência por muito tempo, afinal uma pessoa doente não pode se considerar bonita", adverte.
O especialista lembra da máxima: você é o que come. Por isso, ele acredita que o projeto verão deva começar pela boca. Alimentos saudáveis, espaços regulares entre as refeições e muita hidratação são os princípios de uma dieta equilibrada, porém, avisa que para cada pessoa há uma dieta diferente a ser seguida, já que cada organismo funciona com suas particularidades. As quantidades devem ser estabelecidas por profissionais para evitar que a dieta tenha efeitos contrários, como a desaceleração do metabolismo, que pode resultar em ganho de peso, em vez de emagrecimento.
Como a idéia é preparar um programa intensivo para a pessoa ficar em forma, é preciso começar a mexer o corpo já. No início, não é necessário pegar pesado. Caminhadas diárias de 20 a 30 minutos já são suficientes para fortalecer a musculatura e melhorar a circulação sangüínea. Júlio Aquino lembra que a atividade física somada a bons hábitos alimentares constitui o caminho mais eficaz no combate às gordurinhas indesejáveis.