Combatendo às dores nas costas com pilates

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada 10 pessoas sofrem ou vão sofrer de dores nas costas em alguma fase da vida.

Os principais vilões deste mal são: má postura e o sedentarismo. Apesar dos números alarmantes apenas 20% dos casos necessitam de cirurgias.

A dor nas costas é uma das causas principais das faltas ao trabalho. Quem fica horas em frente ao computador, os esforços repetitivos ao dirigir, se abaixar, ficar em frente a TV ou carregar peso excessivo estão mais sujeitos ao problema. Os movimentos feitos incorretamente prejudicam a coluna. A boa notícia é que é possível prevenir ou tratar os problemas na região lombar. O alongamento e fortalecimento da musculatura, por exemplo, são fundamentais para a melhora da qualidade de vida das pessoas que sofrem desses distúrbios.

Uma das opções é a prática do Pilates, que corrige a postura, realinhando a coluna, e fortalece a musculatura abdominal e das costas. “A técnica desenvolve a consciência corporal e devolve a qualidade de vida aos portadores desses distúrbios”, explica Tatiana Loyola, da Clínica Flex Pilates. Os exercícios devem ser acompanhados por um fisioterapeuta que possua a especialização necessária.