Cirurgia plástica ganha o mercado masculino

A tendência não é difícil de ser conferida. Basta uma passada pelos consultórios dos cirurgiões plásticos para conferir que a procura por procedimentos cirúrgicos tem aumentado, significativamente, entre os homens.

Eles procuram cada vez mais cirurgias e procedimentos de rejuvenescimento, em especial os faciais. Nos últimos anos essa preocupação vem crescendo, pois, a motivação para realizar cirurgias está, muitas vezes, ligada à atividade profissional, uma vez que o mercado de trabalho tem valorizando homens com capacitação e experiência, mas que tenham um aspecto mais jovial, aparentando vigor.

Uma das cirurgias mais realizadas por esse público é a blefaroplastia para correção das pálpebras que ajudam a “envelhecer” a fisionomia. “A cirurgia das pálpebras é indicada quando estas estão flácidas e caídas, com excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores, que dão um aspecto cansado ao rosto”, explica o cirurgião plástico Nelson Letízio.

O especialista ressalta que talvez a aparência de fadiga seja resultante de um conjunto de fatores, e não apenas das pálpebras caídas. Assim sendo, esse tipo de cirurgia talvez não resolva o problema, sendo indicado um tratamento clínico contra rugas e olheiras, bem como peelings para rejuvenescer a pele e obter um resultado mais harmonioso.

Existe a possibilidade de realizar a cirurgia transconjutival na pálpebra inferior, retirando as bolsas gordurosas sem realizar incisões na pele, e, portanto, sem cicatrizes aparentes.  “Para aqueles que estão com a face cansada e caída devido à flacidez, a melhor indicação é o minilifting”, afirma o cirurgião.

Aspecto jovem

Outro método é a mentoplastia, o mento é a parte do queixo que também é muito importante para a harmonia estética da face. A técnica visa corrigir o posicionamento e isso pode ser feito através da inclusão de uma peça de silicone, geralmente pré-moldada.

“Não é raro que apresente alterações de posicionamento como o avanço ou a retração, e nesta última forma dá a impressão de um nariz muito maior do que realmente é”, explica Letrízio.

Pelo conceito atual, a cirurgia de rejuvenescimento é feita o mais precocemente possível, tão logo comecem a aparecer rugas. Desta forma, a pessoa estará com o aspecto jovem desde o início, não dando chance para apresentar-se com a face senil.

De maneira quase preventiva esses tipos de cirurgias estão sendo muito procuradas por homens que desejam rejuvenescer e melhorar a aparência, assim como a autoestima e, dependendo, do resultado, geralmente proporciona uma melhora nas relações profissionais e pessoais.

Não é de se estranhar que, algumas vezes, as cirurgias são sugeridas até mesmo pelo RH das empresas que orientam diretores e executivos a investirem no visual. Outras questões interessantes são as atividades voltadas ao lazer e as práticas de atividade física e meditação que ajudam a relaxar as tensões, melhorando a qualidade de vida de todos.

Elas incentivam

Para o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral, o paciente típico é o jovem que deseja se livrar das marcas provocadas pela acne na adolescência ou o profissional que busca uma silhueta elegante e um rosto mais jovial.

Ele quer se ver livre das rugas e do aspecto cansado e abatido, pensando no atual mercado de trabalho, competitivo e exigente, um dos grandes responsáveis por essa mudança de hábitos.

“Sem esquecer que as mulheres são incentivadoras da vaidade masculina, e formadoras de opinião, exercendo forte influência sobre os atos de maridos, filhos e namorados”, reconhece o especialista.

Para o cirugião, o paciente masculino que busca a cirurgia plástica, geralmente, está em desarmonia com a sua imagem. Ele busca, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. De uma maneira geral, a vaidade masculina torna-se mais acentuada nos homens com idade entre 40 e 60 anos de idade.

Mudanças discretas

As opções para corrigir as imperfeições no rosto e no corpo variam de acordo com a idade. Homens de até 30 anos, geralmente, demonstram o desejo de fazer uma plástica no nariz, ou ficar livres das gordurinhas.

Na faixa que vai de 40 a 50 anos, eles procuram o cirurgião para fazer pequenas alterações na face, como retirar o excesso de pele nas pálpebras e as bolsas de gordura. Outros optam por realizar o transplante capilar fio a fio.

“Quando um homem decide procurar um profissional em cirurgia plástica, ele busca, em primeiro lugar, fazer mudanças discretas, com um aspecto bem natural. Nada de mudanças drásticas ou de alterações que chamem atenção”, comenta Cabral.

Até mesmo no atendimento, segundo o médico, o paciente  prefere o menor alvoroço possível. Por seu lado, as clínicas, já preparadas para essa nova demanda, encaram a visita masculina como parte da rotina de trabalho, por isso priorizam um ambiente confortável, com toda a privacidade e segurança a fim de deixar à vontade os novos pacientes.

Cirurgias mais procuradas por eles

Lipoaspiração – É eficiente para eliminar a barriga, desde que ela não esteja muito grande (em forma de avental). No caso de obesidade, é recomendado um regime prévio com acompanhamento médico para que o resultado final seja satisfatório.

Ginecomastia – A retirada do excesso de gordura das mamas pode ser realizada em associação com uma lipoaspiração. No caso de mamas muito grandes, a cirurgia com incisão na aréola poderá também ser indicada.

Blefaroplastia – É a retirada do excesso de pele das pálpebras e das bolsas inferiores, que conferem um ar cansado à fisionomia. Simples e rápida, a operação proporciona um efeito rejuvenescedor e não deixa cicatrizes visíveis. 

Lifting facial – Por videocirurgia, com incisões mínimas sem retirada de pele, podendo ser complementada com outras técnicas associadas.

Rinoplastia – Para os insatisfeitos com o tamanho ou o formato do nariz. Durante o procedimento é possível realizar também a correção do desvio do septo nasal (nariz torto), se indicado.

Implante capilar – Uma das técnicas mais utilizadas é o implante, ou seja, uma elipse de cabelo da nuca é retirada e transplantada para a região calva, fio a fio, ou folículo a folículo.