Cálculo renal aumenta no verão

O verão também é a época do ano em que aumentam os casos de cálculo renal, a chamada pedra no rim. Isto porque, de acordo com o médico urologista do Hospital São Camilo- Santana, Dr. Isaac Amselem, é justamente nesta época do ano que as pessoas transpiram mais e urinam menos e não tomam água suficiente para hidratar o organismo.

O cálculo renal é uma pedra formada por impurezas na urina que formam cristais e que não são filtrados pelo órgão. Normalmente, o que faz uma pessoa ter o cálculo renal é a predisposição genética, mas pode surgir em pessoas que bebem pouca água.

Normalmente, o tratamento visa a retirada do cálculo, que pode ser de forma espontânea ou com a ajuda de aparelhos sofisticados. O Hospital e Maternidade São Camilo conta com dois tipos de serviços: o de Litotripsia Extracorpórea, que destrói a pedra por meio de ondas sonoras e o Homium Laser, que, como o nome diz, utiliza o raio laser para quebrar cálculos urinários. Segundo o Dr. Amselem, em quase 20% dos casos há reincidência e só o serviço de Litotripsia já atendeu mais de 12 mil casos.

No caso da Litotripsia Extracorpórea, o serviço existe há 15 anos e o Hospital São Camilo foi um dos primeiros de São Paulo a adquirir o aparelho denominado Dornia Compact S.
Os dois serviços podem ser utilizados para outras aplicações. No caso da Litotripsia, ela também é utilizada para cálculos na vesícula biliar, calcificações de glândulas salivares, dores crônicas e tratamento de peyronie (membrana que cobre o pênis). O Homium Laser também é multidisciplinar. De acordo com o proctologista do Hospital São Camilo, Roberto Nigro, ele é indicado para cauterizar lesões do canal anal, como a hemorróida e o condiloma (lesão no ânus que nasce em pacientes que tem o vírus HPV), e até em lesões ortopédicas . Para o Dr. Nigro, a operação com o Homium Laser tem maiores vantagens que o bisturi, pois confere ao paciente uma cicatrização mais precisa, sem destruição de outros tecidos ao redor da lesão e o ferimento é mais limpo. “E a dor após a operação é menor”.

Embora haja todos estes recursos, o Dr. Isaac Amselem alerta para alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o cálculo renal:
– tomar bastante água;
– não abusar do sal;
– e evitar carnes gordurosas.

Voltar ao topo