Os índices colocam o nosso país entre os cinco maiores do mundo. Não importa a classe social ou o sexo, o culto pelo belo está disseminado em todos os tipos de público. O brasileiro, de forma geral, está cada vez mais interessado em adquirir produtos que prometem beleza e jovialidade.

Porém, a verdadeira beleza não vem de nenhum pote, mas do nosso interior. Não há nada que substitua aquele brilho saudável de quando cuidamos de nós mesmos naturalmente, com uma dieta saudável, exercícios regulares e muito relaxamento, descanso e diversão. Os tratamentos naturais de beleza colaboram para aumentar esse encanto de bem-estar.

A chamada estética natural trabalha com terapias de purificação e tratamentos à base de fitoterapia (ervas), óleos essenciais, talasso (terapia que vêm do mar), óleos vegetais, fangos, algas, banhos, termoterapia e também com cosméticos com ativos naturais. Todo este conjunto de técnicas serve para a eliminação de toxinas do corpo e da mente e levando ao melhor funcionamento celular, atenuando celulite, reduzindo gordura localizada, à longevidade e ao rejuvenescimento.

Uma das técnicas utilizadas na estética natural que traz excelentes resultados é a banhoterapia ou banho de ofurô. Como não poderia deixar de ser, a história do banho está intimamente ligada à relação que temos com a água. O uso da água é umas das terapias naturais mais antigas, simples e eficazes. Símbolo de purificação e limpeza, associada à origem da vida e à qual foram atribuídos poderes de cura e regeneração, ela é o agente principal deste momento que possui os mais diversos significados.

O efeito do banho de ofurô é baseado em seus efeitos mecânicos e ou termais. É indicado para tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico e aliviar a dor. Também contribui a eliminação de toxinas através da pele. A água parece ter um poder especial para ajudar no combate do estresse e rejuvenescer o corpo. Ela age sobre a pele e os músculos, acalma os pulmões, coração, estômago e sistema endócrino estimulando os reflexos nervosos na espinha dorsal.

Aqui no Brasil, bem como no mundo inteiro, o retorno às terapias naturais beneficiou também o mercado terapêutico e estético, que associa os efeitos relaxantes e equilibrantes do banho, potencializando seus efeitos e dando um enfoque mais holístico, cuidando do corpo, da mente e do espírito.

Um banho de ofurô pode utilizar simplesmente água, que já trará os benefícios com o seu contato, renovando a energia vital, mas, associada a óleos essenciais (aromaterapia), ervas (fitoterapia), sais ou a cura através das cores (cromoterapia), terá um efeito mais eficaz em qualquer tratamento aplicado.