Kayak TrainningÉ só colocar uma roupa de banho, porque o caiaque e o remo já estão na água. No rio? No mar? Não, na piscina mesmo. Quem é adepto de esportes radicais ou é fã de dinamismo para entrar em forma, pode se beneficiar da mais nova aula de condicionamento físico da Fórmula Academia, de São Paulo, o Kayak Trainning.

A atividade, que simula movimentos do rafiting (canoagem), reúne entre seus benefícos a melhora do sistema cardiorespiratório, da coordenação motora, do equilíbrio, da força, da noção de espaço, além de queimar a gordura corporal e tonificar músculos.

Dê tchauzinho com segurança
Aposte nessa aula se a ideia é ficar com braços firmes e torneados, pois o Kayak Trainning vai demandar um esforço tremendo da região. Com a realização das remadas, os músculos superiores são os mais exigidos e trabalhados – e é também por essa razão que a modalidade apresenta o primeiro desafio quando começa a ser praticada. “A maioria dos exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e mini-trampolim, trabalham, principalmente, os músculos inferiores, das pernas e glúteos. No início, os alunos precisam se adaptar a mudança e focar nos braços e costas, mas a evolução é rápida”, explica o professor Rafael Andrade, bicampeão mundial de rafiting. 

 

Atividade democrática
Não precisa ser praticante de canoagem para fazer o Kayak Trainnig e muito menos ter um caiaque na garagem de casa. (os equipamentos são fornecidos pela academia). Qualquer um pode praticar a aula. “Para quem não tem nenhuma intimidade com a prática, uma dificuldade inicial, que é facilmente superada, é controlar o caiaque em linha reta na piscina”, explica Rafael. ?Já os alunos, que já são praticantes do esporte, podem usar a aula para se aperfeiçoarem na modalidade?, diz o professor.

Cada aluno vai trabalhar dentro do seu limite, respeitando os princípios da adaptabilidade necessária para evoluir no treinamento. “Quem apresenta problemas na coluna, por exemplo, vai ser poupado de realizar determinados movimentos que sobrecarreguem a região’, explica Rafael. “Mas a aula não tem contraindicações.”

Kayak Trainning

Agitação na piscina
O treino coletivo de uma hora de duração conta com exercícios bastante diversificados. São ensinadas as técnicas básicas de remada (frente e ré), que serão incorporadas em exercícios mais complexos. Fazem parte deles:

– Tiros: piques de esforço em que o aluno percorre a extensão da piscina ou rema em círculos em grande velocidade.

-Movimentos com os caiaques presos a um elástico na borda da piscina para exigir mais esforço dos alunos, trabalhando a força.

-Duelo de cabo de Guerra: dois caiaques (posicionados traseira com traseira) são unidos por um elástico. Cada aluno vai remar em direção a borda da piscina e quem chegar primeiro vence a prova.

– Abdominais realizados dentro do caiaque. Ou seja, a atividade também deixa a barriga durinha.