As melhorias nas condições sanitárias e nutricionais e o grande avanço da medicina têm reduzido cada vez mais as taxas de mortalidade e, consequentemente, as pessoas estão vivendo mais.

Até 1950, a expectativa de vida dos brasileiros era de 50 anos, enquanto hoje esta idade se encontra na faixa dos 71 anos.

No entanto, é o estilo de vida de cada um que norteia a qualidade e problemas que possam surgir com a idade, assim como uma rotina saudável garante ganhos importantes no futuro.

De acordo com a fisioterapeuta, Deborah Supino, as mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que ocorrem com o processo de envelhecimento vão influenciar de maneira decisiva no comportamento da pessoa idosa.

“Com o declínio das aptidões físicas, o idoso tende a ser ‘poupado’ pelos familiares e acaba praticando menos atividades motoras, que reduzem o desempenho físico, a habilidade motora, a capacidade de concentração, a coordenação, a insegurança, levando ao isolamento e solidão”, alerta. Além disso, um funcionamento inadequado da psique pode causar importantes prejuízos ao corpo e vice-versa.

Ritmo pessoal

Os efeitos da diminuição do desempenho físico podem ser contornados por meio de atividades físicas bem direcionadas que visam a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Além dos exercícios, é importante manter uma alimentação saudável com dieta balanceada. “Esses fatores aliados trarão melhora na força muscular, flexibilidade, mobilidade articular e na resistência”, enfatiza a fisioterapeuta.

Os benefícios, entretanto, vão mais além. Cuidar do corpo também ajuda a melhorara as funções orgânicas, beneficiam no controle, tratamento e prevenção de doenças, como a diabetes, hipertensão, arteriosclerose, enfermidades cardíacas, varizes, problemas respiratórios, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica.

É importante observar que antes de começar uma atividade física é necessária uma avaliação médica para informar quais as mais indicadas, que proporcionam menos riscos de queda com possíveis fraturas. Elas variam desde musculação a uma simples caminhada.

De acordo com a fisioterapeuta, a mais indicada é aquela de que a pessoa gosta e que lhe dará mais prazer. Com o tempo e a prática constante, além da melhora física, as atividades aumentam a sensação de bem-estar, melhoram a autoestima, atenuam a ansiedade, tensão e depressão. “A atividade física é fundamental para a promoção da saúde do idoso”, finaliza a especialista.